Após sete anos de espera, a "Ponte Velha" foi reinaugurada nesta segunda-feira (Foto: divulgação/ PMCF)

Após uma espera de mais de sete anos, a Ponte sobre o Rio Piracicaba – ligando as cidades de Coronel Fabiciano e Timóteo pela Avenida Tancredo Neves e o Trevo da Sinterização – está liberada para o trânsito de veículos, incluindo caminhões e ônibus. A solenidade de entrega da obra de reforma e redimensionamento da “ponte velha” aconteceu nesta segunda-feira (20) abrindo a programação do dia de aniversário dos 71 anos de emancipação política e administrativa de Coronel Fabriciano.

“A ponte sobre Rio Piracicaba é uma obra do Dnit (governo federal), mas que foi possível graças união política de muitos em prol de um objetivo: reformar e liberar o acesso entre as Fabriciano e Timóteo, e também do Vale do Aço. Como prefeito e morador de Fabriciano, acompanhei todo o processo e fico feliz por participar desta conquista. É um presente de Deus entregar mais esta importante obra no dia do aniversário de Fabriciano. Agora, é lutar para construção das alças de acesso à BR 381”, resume o prefeito de Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius.

Prefeito Marcus Vinícius acompanhado de deputados e Executivos (Foto: divulgação/ PMCF)

Para o prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, a reinauguração da ponte é um momento histórico para o Vale do Aço. “Esta obra é resultado de uma cobrança conjunta e força política da nossa região. Traz grande ganho econômico, social e mobilidade para as duas cidades e todo o Vale do Aço. O importante é haver a integração entre as lideranças para que as questões sejam resolvidas em prol da população, como nesta obra”, completa.

A solenidade foi acompanhada por lideranças empresariais, comunitárias, clubes de serviços, associações comerciais e empresariais, políticos de todo o Vale do Aço, incluindo prefeitos de cidades vizinhas, vereadores e deputados estaduais e federais. Dentre os presentes, os deputados estaduais Celinho do Sinttrocel e Tito Torres e federais, Enéias Reis, Alê Silva e Domingos Sávio além de centenas de populares.

A população participou da cerimônia de entrega (Foto: divulgação/ PMCF)

ESTRUTURA, SINALIZAÇÃO E ILUMINAÇÃO

A obra estrutural foi concluída no final da semana passada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A empresa responsável pelos serviços na “ponte velha” foi a Vereda Engenheira Ltda, licitada pelo órgão federal em novembro de 2018. Antes, foram abertos dois editais para execução do projeto, mas ambos deram desertos.

Já a parte da sinalização e iluminação com luminárias de LED foi realizada em parceria pelas Prefeituras de Fabriciano e Timóteo.

SETE ANOS DE ESPERA

A Ponte foi completamente interditada em janeiro de 2019 para sua reforma. Mas ao longo de sete anos, o acesso de veículos pesados foi impedido e o de veículos leves, prejudicado. Neste período, o trânsito foi desviado para ponte Mariano Pires, que iliga o trevo do bairro Alegre, em Timóteo, ao Centro de Coronel Fabriciano, o que gerou sobrecarga no único acesso entre as duas cidades e aumentou trajeto em 2,5 km (do trevo de Fabriciano ao Trevo de Timóteo).

A liberação da Ponte representa um alívio e esperança de dias melhores para os empresários e comerciantes instalados nas imediações da ponte, sobretudo, da Avenida Tancredo Neves. “Acompanhei todo este processo e como empresário tive de adaptar para manter atender e atrair novos clientes para manter o nosso negócio em funcionamento. Mas não perdi a esperança, fiz investimentos e a expectativa é a melhor possível. O fluxo de veículos também trará mais fluxo de clientes”, comenta Sadi Lucca, proprietário da Churrascaria Encantado.

PONTE HISTÓRICA

O projeto da reforma da Ponte que liga Fabriciano a Timóteo representou investimento de R$ 9,8 milhões, em recursos do governo Federal. A obra contemplou reforço fundação, pilares e vigas; modificação na geometria, com inclusão de passeio na lateral direita e redimensionamento da estrutura para 45 toneladas, podendo a ponte receber caminhões e carretas de qualquer porte.

Com 125,62 m de extensão e 10 m de largura, a Ponte cruza o Rio Piracicaba, BR 381 e a Estrada de Ferro Vitória-Minas, e liga a Avenida Tancredo Neves, do lado fabricianense e o Trevo da Sinterização em Timóteo. A Ponte foi construída originalmente pela Acesita década de 40 e foi a única ligação entre as duas cidades até 2005, quando houve a inauguração da Ponte Mariano Pires Pontes, a “ponte nova”, entre o Centro de Fabriciano e o bairro Alegre, em Timóteo. 

Atualizada às 14h30

  

próximo artigoIpem-MG orienta consumidores na compra do material escolar
Artigo seguinteNovos estagiários da Cenibra iniciam atividades