Você sabia que a perda muscular está intimamente ligada ao envelhecimento? Um estudo da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) mostra que a sarcopenia, que é a perda progressiva de massa muscular esquelética e que resulta em diminuição da força muscular e incapacidade funcional aumenta o risco de morte.

No estudo, os pesquisadores descobriram que os idosos com menos massa muscular tem pelo menos 60% mais chances de morrer.  A avaliação da massa muscular pode ser por meio de exames como densitometria, bioimpedância, tomografia computadorizada, ressonância magnética e potássio corporal total.

O que se avalia é a massa muscular localizada nos braços e nas pernas.

A sarcopenia juntamente com a osteoporose, que é a perda de massa óssea, provocada pela diminuição da absorção de cálcio, torna os idosos mais vulneráveis a quedas, fraturas e traumas físicos.

E a solução?

  • O primeiro deles é o exercício físico, especialmente musculação. Evitar o sedentarismo é o primeiro passo nesta jornada;
  • Controle das doenças crônicas como diabetes e a hipertensão. Importantíssimo a visita regular ao médico e tomar a medicação recomendada de maneira correta;
  • Alimentação equilibrada e, no caso para ganhar mais massa muscular,  ela deve ser rica em proteínas.

E ainda, ser feliz e compartilhar experiências, pois pessoas felizes e com vida social ativa ficam menos em casa, se exercitam mais e têm a chance de viver mais e melhor.

próximo artigoCoral Câmara está com vagas abertas para novos coristas
Artigo seguinteDia de Cooperar beneficia 10 entidades assistenciais de Ipatinga