Dicas: Alimentos que podem melhorar a circulação sanguínea

Alguns alimentos ricos em vitamina C, água e antioxidantes, como a laranja, pimenta ou alho têm propriedades que melhoram a circulação sanguínea, ajudando a diminuir o inchaço dos pés e a sensação de mãos frias, dores nas pernas e a retenção de líquidos, que são sintomas frequentes em quem tem má circulação, por isso, o consumo desses alimentos deve ser diário.
Uma alimentação adequada pode ajudar a aliviar os sintomas da má circulação após 3 meses da realização das alterações alimentares, mas não deve ser a única forma de tratamento, especialmente se após esse tempo os sintomas, como inchaço e cansaço respiratório, persistirem, pois podem ter origem em uma doença cardíaca ou renal e, por isso, deve-se consultar o médico, cardiologista ou cirurgião vascular.

O que Comer para melhorar a Circulação

Alguns exemplos de alimentos que aumentam a circulação sanguínea podem ser:
Laranja, limão, kiwi, morango – porque são ricos em vitamina C, que fortalece a parede dos vasos sanguíneos.
Salmão, atum, sardinha, sementes de chia – pois são alimentos ricos em ômega 3, que torna o sangue mais fluido, facilitando a circulação.
Alho, cebola – porque são alimentos com alicina, que é uma substância que ajuda a prevenir o entupimento dos vasos sanguíneos.
Tomate, manga, castanha-do-pará, amêndoas – pois são alimentos ricos em antioxidantes que protegem os vasos sanguíneos e os mantêm saudáveis.

Folhas de beterraba, abacate, iogurte – porque são alimentos ricos em potássio que ajudam a eliminar e regular a água nas células do corpo diminuindo o inchaço.

Para usar esses alimentos no dia a dia pode se substituir os refrigerantes por sucos, os temperos com molhos por alho e azeite ou as carnes por peixes. Além disso, é muito importante evitar alimentos ricos em sal e gordura, como embutidos, frituras, queijos gordurosos ou alimentos pré preparados, por exemplo, porque dificultam a circulação sanguínea.
5 dicas alimentares para melhorar a circulação sanguínea

Essas 5 dicas são formas simples de melhorar a circulação sanguínea com a alimentação:

Beber suco de laranja e morango no café da manhã.
Comer peixe, como salmão, atum ou sardinha ao jantar.
Usar sempre alho e cebola nos cozidos.
Comer legumes ao almoço e jantar. Podem ser saladas ou legumes cozidos.
Beber um copo de suco de beterraba todos os dias.
Outra dica muito importante é beber ao longo do dia o chá de carqueja.
É má circulação causar sintomas como formigamento e dormência nos membros.