A progesterona é um hormônio esteróide feminino produzido no ovário a partir da puberdade. Esse hormônio está associado à preparação tanto do útero para a fecundação, quanto das glândulas mamárias para a amamentação.

Além disso, ele aumenta o grau de atividade das células que revestem a parede uterina, acentuando o espessamento do endométrio e fazendo com que ele seja intensamente irrigado por vasos sangüíneos, deixando o útero pronto para a gravidez.

A progesterona é um hormônio muito importante porque age em todo o estado físico e emocional da mulher, e especialmente essencial na preparação e manutenção da gravidez. Quando a quantidade de progesterona no sangue é baixa na fase inicial da gravidez, recomenda-se fazer um suplemento do hormônio para que não ocorra um aborto.

A progesterona também tem a função de inibir as contrações do útero. Com isso, impede a expulsão do embrião ou do feto em desenvolvimento.

Progesterona × Estrogênio

Durante a menopausa, a mulher deixa de ovular, e com a queda brutal nos níveis de progesterona o estrogênio passa a se tornar atuante demais, permitindo inclusive maior entrada de água e sódio nas células. Daí vem a retenção hídrica, o ganho de peso e todos os sintomas indesejáveis subsequentes.

Quando esse desequilíbrio acontece, a progesterona precisa voltar a atuar no organismo feminino, para neutralizar os efeitos do estrogênio.

Quando se restaura esse hormônio a níveis apropriados, a mulher volta a se sentir bem, devido à eliminação dos sintomas da menopausa.

Efeitos dos Baixos Níveis de Progesterona

Você costuma fazer o exame de sangue para medir o nível de progesterona?

O desequilíbrio hormonal, muito estrogênio e pouca progesterona circulando pelo organismo, pode gerar alguns sintomas. São eles:

  • Falhas nos ciclos menstruais, que se tornam irregulares
  • Endometriose
  • Sangramento menstrual intenso, com possibilidade de coágulos
  • A mulher não consegue engravidar, ou se engravidar perde o bebê no início da gestação
  • Insônia, irritabilidade, dores de cabeça e queda de cabelo.

Progesterona Natural Bioidêntica

O creme de hormônio bioidêntico é utilizado para equilibrar os hormônios naturais do corpo. Hormônios bioidênticos são hormônios manipulados conforne os exames solicitados pelo seu médico, e são idênticos ao seu hormônio natural.

Benefícios da Progesterona Natural

  • Normaliza os níveis de zinco e cobre
  • Protege contra o câncer de mama
  • Estimula a fabricação de osso novo
  • Melhora a qualidade do sono
  • Melhora sintomas da TPM e menopausa
  • Combate a irritabilidade
  • Normaliza os ciclos menstruais
  • Evita a enxaqueca
  • Melhora pele e cabelo

Observa-se que o uso da progesterona natural melhora a pele, o cabelo, a libido, e ajuda na recuperação da concentração mental. Outro fator relevante é que a reposição hormonal pode ajudar a livrar-se do excesso de peso, bastando para isso combinar o uso com uma dieta saudável. O hormônio age combatendo a irritabilidade, as dores e cólicas abdominais a enxaqueca e até mesmo a depressão. Mulheres com depressão pós-parto encontraram na progesterona natural o alivio para os diversos sintomas causados por conta da alteração hormonal tão comum nesses casos. Homens também podem fazer uso da progesterona natural que combate e previne alguns tipos de câncer, e também é eficaz no tratamento da calvície e da acne.

Contraindicação da Reposição com Progesterona Natural

Embora a progesterona natural ofereça inúmeras vantagens para a terapia de reposição hormonal, há alguns casos onde seu uso deve ser restringido ou evitado: sangramentos uterinos provenientes de tumores, casos de tumor de mama, suspeita de gravidez, período de amamentação, casos de diabetes, doenças hepáticas.

Converse com seu médico sobre a possibilidade de fazer uma reposição com progesterona natural, ela pode fazer muita diferença na sua qualidade de vida.

próximo artigoInstituto Usiminas apresenta atrações inspiradas no folclore brasileiro
Artigo seguinteMais dois homens morrem por Covid-19 em Ipatinga