Inaugurado nesta quinta-feira (03/10), o CAPS terá capacidade para realizar mais 800 atendimentos

A Prefeitura de Timóteo inaugurou na manhã desta quinta-feira (03/10), o Centro de Apoio Psico Social (CAPS) tipo II, localizado na Avenida Jovino Augusto da Silva, nº 348, no bairro Bromélias. Entre os convidados que participaram da cerimônia de descerramento da placa estavam o Superintendente Regional de Saúde Ernane Duque Júnior, referência técnica em Saúde Mental (Rede de Atenção Psico Social) Evelange Alves, José Carlos Galinari da Fundação São Francisco Xavier, presidente da OAB Timóteo, Cristiana Miranda, vereadora Sônia Ribeiro da Silva, representante do Hospital e Maternidade Vital Brasil José Soares, médico psiquiatra Dr. Juliano Dantas, presidente do Conselho de Saúde Maria Petronilha, secretário de Saúde Eduardo Morais, vice José Vespasiano Cassemiro e prefeito Douglas Wilkys, entre outros.

Segundo Evelange Alves, “é um grande orgulho poder inaugurar o CAPS tipo II, que além da excelente estrutura física, trabalhará também com a parte humana. Muitas pessoas já passsaram pelo Centro de Atenção Psico Social e se recuperaram dentro do processo voluntário. É importante começar com um espaço bem estruturado como este do CAPS, porque as pessoas vivem uma pressão muito grande e não encontram um amparo em equipamentos sociais e de saúde adequados. O município de Timóteo está de parabéns por ter uma administração que olha com zelo pela saúde da população”, destacou Evelange.

O secretário de Saúde, Eduardo Morais falou do empenho em trabalhar para que o município seja referência em saúde pública. “Há mais de 12 anos os usuários demandam esse serviço. É preciso ter habilidade no acolhimento das pessoas com sofrimento mental, o atendimento deve ser qualificado e resolutivo para reintegração desses pacientes”, concluiu.

A implantação do CAPS foi possível por meio de convênio com governo Federal, Estadual e Município, que conta com equipe multidisciplinar. Em Timóteo, são realizadas em média, 600 consultas por mês com médico psiquiatra, 74 consultas com psicólogos, 30 atendimentos com assistente social, 608 acolhimentos entre outras atividades. Com o novo CAPS, será possível realizar mais de 800 atendimentos por mês.

O novo espaço ganha em conforto, qualidade e discrição no atendimento dos pacientes. A casa dispõe de 4 consultórios, sala de enfermagem, sala de espera, refeitório, lavanderia, área para oficinas terapêuticas e sala da coordenação.

Fonte: PMT

próximo artigoConsumidor tem atendimento gratuito no CODECON de Fabriciano
Artigo seguinteCuidados com o seu animal de estimação na época do calor