Timóteo: Sábado é dia “D” Municipal de Vacinação contra Gripe

O Dia “D” Municipal de Vacinação contra Gripe contará com a animação especial de um Trenzinho da Alegria e dos personagens Zé e Maria Gotinha, que percorrerão vários bairros para divulgar a campanha. O passaporte do Trenzinho será o cartão de vacina das crianças, que poderão pegar “carona” acompanhadas dos pais ou responsáveis para se dirigirem as unidades de saúde.

O veículo atenderá os bairros próximos às UBS: João Otávio, Alegre, Limoeiro, Cachoeira do Vale, Centro Norte, Timotinho, Ana Moura, João XXIII, Primavera, Olaria, Novo Horizonte, Sede entre outros. Parte dos bairros será atendida pela manhã e outra à tarde. O Trenzinho de Alegria será usado apenas para a divulgação da ação e não como meio de transporte.

A Secretaria de Saúde e Qualidade de Vida de Timóteo promove o Dia “D” Municipal com o objetivo de ampliar a cobertura vacinal, principalmente em relação aos grupos de crianças e gestantes. Serão disponibilizadas oito unidades básicas de saúde (Macuco, Limoeiro, Timotinho, Ana Moura, Sede, João XXIII, Cachoeira do Vale e Primavera) para a vacinação, além de postos volantes na Praça 1ª de Maio e Centro de Saúde João Otávio.

A mobilização do Dia “D” é uma das estratégias para ampliar a cobertura vacinal, cuja meta é de 90% do público alvo, estimado em 21.437 pessoas. Até o momento foram imunizados cerca de 78,30% da população. O setor de Vigilância à Saúde destaca que a vacinação é a forma mais eficaz de prevenir a gripe, evitando eventuais complicações que a doença pode causar.

A vacinação no sábado é mais uma oportunidade para que aquelas pessoas, que ainda não tiveram condições de procurar as unidades de saúde,possam ser imunizadas.Iniciada em abril, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe prossegue até o dia 31 de maio. Devem vacinar crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, idosos, professores e pessoas com comorbidades, policiais civis e militares e bombeiros civis.

Dados

O último balanço da campanha de vacinação foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 24, pela Secretaria de Saúde de Timóteo: crianças de seis meses a cinco anos, 58,77%; trabalhadores de saúde, 81,27%, gestantes, 59,46%, puérperas, 114,05%, idosos, 90,87%, professores, 121,60%, e comorbidades, 66,26%. No geral, a cobertura vacinou alcançou 78,30%.

Fonte: PMT

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here