Secretaria de Saúde de Ipatinga orienta população sobre a importância do Cartão SUS

A Prefeitura de Ipatinga emitiu um comunicado à comunidade para chamar a atenção à necessidade de apresentação do Cartão SUS durante os atendimentos nas unidades públicas de saúde. A falta do documento dificulta o atendimento e pode resultar em prejuízo para o município.

A Administração esclarece que é o número do cartão que possibilita notificar o Ministério da Saúde sobre o atendimento realizado. “O cartão é o comprovante de que o atendimento foi efetivamente realizado, e isso contribui para o recebimento de recursos públicos para a área”, explica a secretária de Saúde, Érica Dias.

A apresentação do cartão é uma regra ditada desde 2013 pelo Ministério da Saúde, que instituiu a obrigatoriedade do Cartão Nacional de Saúde para pacientes que procuram o atendimento médico na rede pública. Com o cartão, todos os dados de procedimentos clínicos do paciente são registrados, daí a importância de possuir o cadastro para ter acesso aos atendimentos públicos.

“Além disso, o cartão possibilita um atendimento mais rápido do usuário em um eventual retorno dele a uma unidade de saúde pública. Caso alguém não tenha o cartão SUS, deve procurar a Unidade de Saúde de seu bairro e fazer a solicitação. É importante que o usuário tenha em mãos o documento de identidade e endereço”, orienta a secretária.

Importância

Os objetivos do Sistema Cartão Nacional de Saúde são organizar e sistematizar dados sobre o atendimento prestado aos usuários; dotar a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) de um instrumento que facilite a comunicação entre os diversos serviços de saúde;  fornecer informações sobre uma pessoa usuária do SUS em qualquer ponto do país, e gerar dados confiáveis e atualizados que permitam planejamento e intercâmbio de conhecimento para subsidiar a elaboração e execução das políticas públicas de saúde.