Foto: Reprodução

O projeto Viva Bem, da Unimed Vale do Aço, levou para o público da terceira idade das cidades de Ipatinga e Cel. Fabriciano, a palestra “Saúde X Emoções”, que foi ministrada pela Coordenadora do Serviço de Fisioterapia do HMU Cynthia Helen de Vasconcellos. Em Timóteo, a ação foi realizada na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, com os idosos do projeto Andanças. Já em Cel. Fabriciano, o Viva Bem aconteceu na sede do programa Sol e Vida.
As assistentes sociais da Unimed, Kátia Brito e Kelly Pedro fizeram às aberturas dos eventos dando boas-vindas e parabenizando os participantes pelo Dia do Idoso, celebrado no dia 1º de outubro. Falaram sobre a Lei que regulamenta o Estatuto do Idoso, da importância de reforçar à proteção e que a sociedade reavalie às atitudes perante os mesmos. O dia mundial do idoso criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) tem por objetivo sensibilizar a população para a necessidade de cuidar das pessoas idosas, comemorado no dia 1º de outubro, dia em que a Lei N°10.741/2003 (Estatuto do Idoso) entrou em vigor.

“A alusão a essa data é fundamental reforçar a importância da proteção a esse público, além de chamar a atenção dos idosos, familiares e comunidade sobre a importância de conhecer os direitos da pessoa idosa, com vistas a garantia e efetivação dos mesmos”, comentou Kátia Brito, Assistente Social da Cooperativa.
As palestras abordaram que o corpo físico pode ser modificado pelas emoções que as pessoas experimentam.

“O nosso corpo Físico pode ser modificado pelas emoções que experimentamos. A nossa energia não afeta somente a gente e a nossa vida, afeta também aqueles em sua volta”, enfatizou Cynthia. Durante os encontros a fisioterapeuta propôs dinâmicas com o objetivo de estimular novas formas de percepção sobre o mundo, sobre as pessoas, como modo que às pessoas se comportam no dia a dia pode interferir na qualidade dos relacionamentos.

“Gostei muito da palestra e os conhecimentos passados aqui vão ajudar muito, porque eu e a minha esposa precisamos muito trabalhar a ansiedade. O foco agora é trabalhar mente, corpo e espírito”, disse participante do Andanças – José Perpétuo Fernandes.
“Não adianta você trabalhar outros aspectos se o emocional não está legal. É um trabalho que já desenvolvemos aqui no Centro de Convivência, e essa parceria com a Unimed só veio para reforçar essa temática que é muito importante. Quando os idosos escutam uma palestra como essa, eles retomam o desejo de está melhor, de mudar uma situação que eles estão vivendo, que não é nada favorável”, disse a Assistente Social do Sol e Vida – Érica Beltrame.
“Às vezes uma coisa simples nos preocupa muito. Precisamos levar isso de forma mais leve e separar todos os dias, alguns minutos para fazer uma reflexão”, ressaltou a participante do Sol e Vida Vanda Marcos Gomes.
Durante o evento de Timóteo, realizado na semana do Dia do Professor, os educadores foram homenageados com uma fala do presidente da Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo, Mário Lúcio e também foram entregues presentes ofertados pelo Andanças e também pela Unimed Vale do Aço. As atividades foram finalizadas com a entrega de um brinde para cada um dos participantes, como felicitação pelo Dia do Idoso e ainda foi distribuído lanche para todos os presentes.

Fonte: Unimed

 

 

próximo artigoIpatinga intensifica operação tapa-buraco
Artigo seguinteCentro de Biodiversidade da Usipa acolheu 35 gambás somente no mês de outubro