Projeto Qualifica para o Mundo do Trabalho realiza aula inaugural

A Fundação Aperam Acesita, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Timóteo – CMDCA,  Cefet/MG – Campus Timóteo, Sebrae e o Instituto do Inox, realizou na última semana a aula inaugural do projeto Qualifica para o Mundo do Trabalho, com a presença dos pais e responsáveis pelos adolescentes que serão beneficiados pelo projeto.

O Projeto, que nasceu da convergência de interesses das instituições e parceiros, tem como meta preparar adolescentes da cidade de Timóteo para o mercado de trabalho. “A Fundação Aperam Acesita e o Cefet-MG realizam diversos trabalhos em parceria, sempre alinhados com o desenvolvimento da cidade. Capacitar os nossos adolescentes é zelar pelo futuro de nosso município” destacou o Diretor do Cefet Timóteo, Erick Brizon.

A oportunidade de desenvolver o projeto surgiu através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Timóteo, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA) e intermédio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, que realizou um Edital de Chamamento Público, visando selecionar projetos voltados à promoção, à proteção e à defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.

A Fundação inscreveu  e teve dois projetos aprovados, um de capacitação em projetos sociais, na área de interesse da Política de Fortalecimento de Conselhos e o Qualifica, na área de Promoção dos Direitos de Crianças e Adolescentes. 

Assistência Social

Sendo uma entidade de Assistência Social, a Fundação Aperam Acesita desenvolve projetos e programas que buscam a defesa e efetivação dos direitos socioassistenciais, construção de novos direitos, promoção da cidadania e enfrentamento das desigualdades sociais, atuando como agente facilitador e promotor do desenvolvimento das pessoas e da sociedade regional, em parceria com os poderes públicos Federal, Estadual e Municipal, e entidades privadas. 


“Promover e desenvolver a qualidade de vida das pessoas em sua área de atuação é uma das principais diretrizes da Aperam South America. Essa missão figura entre as prioridades da Fundação Aperam Acesita, que sempre busca promover ações sociais que visem ampliar e melhorar o relacionamento com as comunidades onde a Aperam está inserida”, comentou o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino.

260 horas de formação gratuita

O Qualifica tem como objetivo oferecer qualificação profissional para 32 adolescentes de 17 anos contribuindo para o acesso ao mercado de trabalho, incentivando o empreendedorismo, geração de trabalho e renda, de forma educativa, visando e promovendo o seu desenvolvimento integral. 

A qualificação será desenvolvida em duas frentes de atuação, totalizando aproximadamente 260 horas de formação. Na  primeira frente será abordado o tema Orientação profissional – Preparação para o mundo do trabalho, focando em assuntos relativos ao mercado de trabalho, como postura comportamental, empreendedorismo, desenvolvimento e habilidades para gestão financeira, econômica, marketing, planejamento estratégico para o negócio e desafios e competências para as demandas da Indústria 4.0. A segunda frente será Uso das tecnologias e redes sociais que trará oficinas de ferramentas do Google, de robótica, raciocínio lógico, dentre outros conteúdos.

Para o prefeito de Timóteo, Douglas Wilkys, o Qualifica é uma porta de entrada para os jovens no mercado de trabalho. “A necessidade de qualificação para inserção do jovem no mercado de trabalho é visível. É preciso mudar o quadro atual e, por isso, investimos no desenvolvimento de políticas públicas de geração de trabalho, emprego e renda, na profissionalização e elevação do nível de escolaridade dos jovens”, finalizou o prefeito.