O lançamento do projeto “Educação Financeira Cooperativa e Empreendedora nas Escolas Municipais” aconteceu no Cepai

Com o objetivo de levar aos estudantes da rede de ensino municipal informações sobre o bom manuseio do dinheiro, gestão de recursos, consumo consciente e a economia de um modo geral, a Secretaria de Educação de Ipatinga lançou nesta terça-feira (22), nas instalações do Centro Educacional Pedagógico e de Aperfeiçoamento Integral Giancarlo Vella (Cepai), no bairro Forquilha, o projeto “Educação Financeira Cooperativa e Empreendedora nas Escolas Municipais”. A iniciativa é viabilizada em parceria com a Cooperativa de Crédito de Servidores Públicos (Sicoob/Cosmipa).

Pioneiro na cidade, a previsão é de que o projeto seja iniciado em março de 2020. A meta é contemplar um universo de aproximadamente 10 mil alunos da rede municipal. O foco é os alunos do Ensino Fundamental I, na faixa etária de 6 a 10 anos.

Durante os sete meses de duração do projeto, a Cosmipa fará uma série de palestras relacionadas ao tema “Educação Financeira Cooperativa e Empreendedora”. Os alunos serão agrupados de acordo com o ano que estão cursando, visando a otimização do tempo e melhor aprendizado.

Solenidade

O chefe do Executivo frisou que o programa se soma a diversas atividades transformadoras que já estão sendo oferecidas pelo município no ambiente escolar

Participaram do evento desta terça-feira o prefeito Nardyello Rocha, ao lado da secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues, e da presidente do Conselho de Administração do Sicoob/Cosmipa, Zélia Maria Alves Rabelo. Também estiveram presentes representantes das equipes diretivas das 45 escolas municipais e parte dos alunos que estudam no sistema de educação em tempo integral.

Em seu pronunciamento, a representante da Cosmipa, Zélia Maria, detalhou como funcionará o projeto nas escolas e o ganho que trará para o futuro dos alunos. “Agradecemos a confiança do Executivo em permitir a implantação deste programa nas escolas. O projeto visa disseminar a cultura empreendedora e cooperativista entre as crianças e adolescentes, a fim de introduzir este conteúdo na formação dos alunos e prepará-los para a vida pessoal, adulta e profissional”, destacou a presidente do Conselho da instituição.

O prefeito Nardyello Rocha enfatizou que a Educação é o carro-chefe da atual administração, lembrando que desde que assumiu o Governo não tem medido esforços para tornar as escolas municipais uma referência nacional. Sobre a implantação do novo projeto, ele afirmou que a iniciativa “vem se somar a diversas atividades transformadoras que já estão sendo oferecidas pelo município no ambiente escolar”.

“Por onde ando, sempre falo que todos os recursos que são destinados à educação não são gastos e sim investimentos. E esse governo não tem medido esforços para colocar a cidade de Ipatinga em uma posição de destaque nesta área, a nível nacional. Hoje, é com muita alegria que participo do lançamento deste projeto que vai transmitir às nossas crianças noções importantes de educação financeira. Essa é mais uma iniciativa que visa proporcionar um futuro melhor aos cidadãos, tendo a educação como base”, enfatizou o chefe do Executivo.

A secretária da pasta, Eva Sônia Rodrigues, lembrou que a educação ambiental e o empreendedorismo social já são atividades extras propostas para a carga horária anual dos alunos da escola em tempo integral.

“Acredito que os alunos terão facilidade de aprendizagem com esse projeto desenvolvido pelo Sicoob/Cosmipa, uma vez que eles já tiveram um primeiro contato com o tema por meio das atividades propostas pela Secretaria de Educação no tempo integral. Esse programa veio para integrar ainda mais o assunto no dia-a-dia dos nossos alunos”, disse a responsável pela pasta da Educação.

Cepai

O lançamento do projeto aconteceu no Cepai, espaço hoje destinado ao desenvolvimento dos alunos da rede municipal de ensino através de oficinas culturais e artísticas oferecidas pela Educação em Tempo Integral. O local estava abandonado, servindo como ponto de prostituição e uso de drogas, e foi totalmente revitalizado pela atual administração, sendo esta uma das primeiras ações desenvolvidas pelo governo municipal na área da educação.

O Centro Educacional Pedagógico Giancarlo Vella possui nove salas de aula, um auditório, quatro banheiros e um refeitório. Os alunos atendidos pelo programa de educação em tempo integral recebem duas refeições na unidade, além do almoço e lanche da tarde na escola onde estudam. O transporte desde o educandário de origem também é ofertado gratuitamente aos alunos.

Ao todo, dentro da Educação em Tempo Integral, são desenvolvidas oficinas de experimentação científica, cultura, artes, esporte, lazer, preservação do meio ambiente, empreendedorismo social, inteligência emocional, produção textual e experiências matemáticas, dentre outros componentes articulados às mais diversas áreas do conhecimento, vivências e práticas socioculturais. Este ano, o número de alunos na Escola em Tempo Integral foi elevado de 1.000 para 5.500, em Ipatinga.

Fonte: PMI

próximo artigoRespeito e bom senso preservam a segurança de ciclistas e motoristas
Artigo seguinteIpatingão recebe neste sábado jogo decisivo de futebol americano