Profissionais da área da saúde lotados no Hospital Municipal Eliane Martins e no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizaram entre os dias 22 e 26 de julho um treinamento de Brigadas de Incêndio, organizado pela Administração municipal por meio da Seção de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmet). O curso, que tem duração de 12h diárias, foi ministrado no auditório do HMEM, por membros do Corpo de Bombeiros.

A brigada é composta por um grupo de pessoas capacitadas para atuar no combate de princípios de incêndios. A capacitação reuniu cerca de 120 participantes, servidores e prestadores de serviços da unidade.

O treinamento foi realizado em duas etapas: uma explicação teórica e práticas focadas no manuseio dos equipamentos necessários para cada tipo de ação, como hidrantes e extintores de incêndio. Ambas as programações foram cumpridas no auditório do hospital. Um treinamento externo foi realizado no pátio do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), onde os participantes tiveram contato com os diversos equipamentos utilizados para controlar incêndios.

Durante essa última etapa os membros da brigada experimentaram apagar um incêndio utilizando o equipamento usado pelos bombeiros nestas situações. Para Keila Dornelas, técnica de segurança do trabalho, esta parte do treinamento é de extrema importância para formação da brigada. “Conhecendo os riscos, os brigadistas saberão como atuar em situações emergenciais”, ressaltou.

A diretora do Hospital Municipal, Keila Oliveira Silva Marques, disse que ficou surpresa com a grande adesão de voluntários para participar do curso. “Nossa pretensão é oferecer para os servidores mais cursos voltados para o combate a incêndios, aprimorar cada vez mais esta preparação. Essas medidas, além de serem obrigatórias por lei, são de extrema importância para salvar vidas, caso aconteça um incidente do gênero dentro da unidade”.

Fonte: PMI

próximo artigoInscrições de expositores para a 5ª Feira de Turismo vão até sexta-feira
Artigo seguinteLateral da Seleção, Danilo assina primeiro contrato profissional com o Cruzeiro