O Procon de Ipatinga lançou nestes dias uma campanha de orientação aos consumidores sobre as vantagens e eventuais riscos nessa semana de promoções e descontos oferecidos por lojistas de todo o país, com ênfase especial para esta sexta-feira/29, o chamado “Dia D do Black Friday”.

O órgão de defesa do consumidor do município, ligado à Secretaria de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon), alerta quanto aos cuidados que se deve ter em relação a ofertas que pareçam excessivamente atrativas, com preços muito abaixo do mercado. Nesses casos, recomenda-se que seja feita uma pesquisa em vários estabelecimentos e, também, buscar melhores informações sobre a credibilidade das lojas, estabelecimentos ou agenciadores de serviços.

O Procon funciona na rua Edgard Boy Rossi, 170, no centro da cidade, ao lado do prédio da Prefeitura de Ipatinga, e atende de meio-dia às 18h, de segunda a sexta. O telefone para outras orientações é o (31)3829-6446.

Alertas

Confira algumas dicas importantes para não cair em nenhum golpe, principalmente quando se trata de compras pela internet:

1 – CUIDADO COM E-MAILS E REDES SOCIAIS

Um dos tipos de golpe mais comuns na internet é o chamado “phishing“ – Segundo a empresa de segurança Kaspersky, ataques de phishing aumentam quatro vezes durante a Black Friday. Por isso, não clique em links recebidos via WhatsApp, mensagens SMS e redes sociais, principais canais usados para difundir promoções fraudulentas. Em vez disso, acesse o site digitando o endereço eletrônico diretamente na barra de endereços. É importante ter cuidado até mesmo com links enviados por amigos: na dúvida, confirme se a pessoa realmente mandou o conteúdo para você.

2 – FIQUEM DE OLHO EM PROMOÇÕES “IMPERDÍVEIS”

Uma passagem a Paris por R$ 2? Aquele telefone novo por R$ 50? Desconfie quando a oferta for muito abaixo do mercado – especialmente no caso de eletrônicos, que são o grande chamariz da Black Friday.

Sites fraudulentos costumam dar grande ênfase aos preços quase absurdos para atrair clicks – por isso, fique de olho em ofertas boas demais para serem verdade.

3 – EVITEM COMPRAS EM WI-FI PÚBLICO

Uma conexão de internet comprometida também pode ser porta de entrada para golpes. Ao fazer compras em wi-fi’s públicos, por exemplo, você nunca sabe ao certo quão expostos estão seus dados – inclusive, os do cartão de crédito.

Evite fazer compras quando estiver conectado à internet de locais abertos, como em um restaurante ou café, por exemplo.

Fonte: PMI

próximo artigoHospital Dr. José Maria Morais faz simulado de combate a incêndios
Artigo seguinteCopasa inaugura ETE Limoeiro