Profissionais da área de saúde da Prefeitura de Ipatinga participaram, no último final de semana, de um curso focado em Tratamento de Feridas e Curativos. Ofertada pela Secretaria Municipal de Saúde, no sábado (6) a capacitação contemplou os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde dos bairros Jardim Panorama, Veneza e Esperança II. O treinamento aconteceu no auditório do Hospital Municipal, de 7h às 17h30. O objetivo é buscar uma padronização de normas e rotinas na sala de curativo, além da atualização dos profissionais de enfermagem.

Na abertura do evento, a secretária de Saúde, Érica Dias, pediu que todos os profissionais aproveitassem ao máximo a oportunidade. E enfatizou que, por orientação do prefeito Nardyello Rocha, durante todo ano haverá novos treinamentos aos servidores, visando cada vez mais a qualificação dos profissionais e a melhoria da qualidade do serviço prestado à comunidade.

“Essa capacitação é a primeira de muitas outras que serão oferecidas aos profissionais da área da saúde. Quando ofertamos um curso como esse, não é somente os servidores que participam das atividades que ganham, mas também a população, que será atendida de uma forma mais humanizada e com mais qualidade”, disse a secretária.

Conteúdo

Entre os vários temas abordados pelos mais de dez profissionais que palestraram durante a capacitação está o conjunto de regras e instruções para definir procedimentos, métodos e organização para realização de um curativo. Também foram discutidas durante o curso a anatomia e fisiologia da pele; cicatrização; classificação das lesões cutâneas; princípios gerais do tratamento de feridas; técnicas de curativos e curativos especiais (coberturas e agentes tópicos).

enfermeiras

As enfermeiras Rinara e Karinna aprovaram o treinamento

Karinna Russo de Oliveira, enfermeira da Unidade de Saúde do bairro Esperança II, avaliou que a capacitação agrega muito conhecimento aos profissionais e, por consequência, benefícios importantes ao paciente portador de ferida. “Agradeço à Secretaria de Saúde pela oportunidade. Vejo que o poder público é um grande interessado, uma vez que se trata de um atendimento primário nas Unidades Básicas de Saúde”, disse ela.  

Enfermeira da UBS do bairro Jardim Panorama, Rinara Fróis conta que as principais feridas que chegam à Unidade são as crônicas (úlceras venosa e arterial de membros inferiores); outras são feridas pós-cirúrgicas e escoriações por queimaduras, principalmente em crianças.

  “Muito importante este tipo de abordagem com os profissionais, porque nos ensina como utilizar os recursos que estão disponíveis no serviço de saúde pública, e também como informar aos pacientes acerca dos cuidados que eles devem ter para que o tratamento das feridas seja eficaz”, comentou a profissional.

próximo artigoÓculos: Estilo & Modernidade
Artigo seguinte“Caixinha” leva mais dois para Ipaba, foram presos o vereador Masinho e seu chefe de gabinete