Cerca de 300 líderes evangélicos, ligados a diversas denominações e filiados a instituições como a OMEB – Ordem dos Ministros Evangélicos do Brasil e Amevaço – Associação dos Ministros Evangélicos do Vale do Aço, reuniram-se com o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, na manhã desta segunda-feira (3), nas dependências do Ipaminas Esporte Clube. O encontro foi mais uma agenda aberta pelo governo municipal para prestar contas e dialogar com os setores organizados da sociedade, dentro de uma política de valorização dos mais diversos segmentos representativos.

Por determinação do Executivo, as agendas têm sido preparadas pela Secretaria Municipal de Governo. Dentro de uma perspectiva de definição e elaboração compartilhada das políticas públicas inerentes a cada setor, recentemente estiveram na Prefeitura líderes de 58 associações de moradores. Já estiveram conversando com o prefeito e sua assessoria direta, também, taxistas e diretores dos dez Conseps (Conselhos de Segurança Pública) da cidade, sendo que cinco deles encontravam-se desativados.

Precedendo a palavra do prefeito durante o evento, o presidente da honra da Assembleia de Deus na região, Pr. Antônio Rosa, realizou uma oração, e em seguida falaram vários pastores, além do presidente da Câmara Municipal, Jadson Heleno, que estava acompanhado dos vereadores Osimar Barbosa, o Masinho, Marta Perozini e Nilsinho da Transnil. Em nome dos religiosos, pronunciaram-se o ex-presidente do Instituto Atos, pr. Elmo Guimarães, que agora vai dirigir em Belo Horizonte uma unidade da Igreja Atitude; o apóstolo Valdir Reis, do Ministério Fogo para as Nações, e o presidente das Assembleias de Deus no campo Ipatinga e Coronel Fabriciano, José Martins de Calais Júnior.

Nova UBS

Durante a reunião, além de transmitir aos presentes o quadro caótico que o governo do Estado impôs à grande maioria dos municípios mineiros, com retenções milionárias de recursos, Nardyello anunciou que ainda nesta semana sua gestão deverá inaugurar a nova Unidade Básica de Saúde construída no bairro Nova Esperança, e projetou para janeiro ou fevereiro de 2019 a abertura da segunda UBS do bairro Bom Jardim. Ele listou também as centenas de apartamentos que serão erguidos para os moradores de baixa renda e mencionou os processos em gestação para viabilizar extensões de rede de energia elétrica em toda a cidade, “alcançando todos os becos, travessas e vielas”.

 

pastores

O encontro foi mais uma agenda aberta pelo governo municipal para prestar contas e dialogar com os setores organizados da sociedade

O prefeito disse também ver com otimismo as perspectivas quanto ao novo governo federal, “por ter escolhido nomes de peso para atacar alguns dos problemas cruciais da Nação, que são a corrupção, a instabilidade econômica e a insegurança”, lembrando que o status de 100% de LED na iluminação das vias públicas de Ipatinga a credencia para instalação de câmeras de monitoramento de inteligência artificial, “o que será feito inicialmente com 1.000 unidades”, garantiu.

“Temos sido muito abençoados por Deus” – comentou Nardyello. “De 853 municípios no Estado, mais de 500 estão em estado de calamidade, inclusive cidades de grande porte, como Uberlândia, Uberaba, Divinópolis, Sete Lagoas, sem recursos para pagar professores e os servidores, de um modo geral. Do novo governador de Minas, esperamos pelo menos que nos encaminhe os mais de R$ 100 milhões que o atual governador nos tem sonegado, comprometendo ações essenciais de saúde e educação. Nem mesmo cotas de ICMS e IPVA têm sido repassadas”, enfatizou, considerando “um milagre que os compromissos da gestão sejam mantidos em dia”.

Ações preventivas

Aproveitando a ocasião, o prefeito também fez um apelo aos líderes evangélicos para que conscientizem suas comunidades a colaborarem com a limpeza pública no combate a doenças como a dengue, zika e chikungunya. “Estamos entrando agora num período crítico, com muitas chuvas intercaladas por sol forte, o que se constitui ambiente propício para a proliferação desses males. Recolhemos, nos últimos meses, 70 mil toneladas de lixo e entulhos por toda a cidade, atacamos os focos com fumacê, ação de agentes de controle de endemias, reduzimos os casos de chikungunya de 700 por grupo de 100 mil habitantes para apenas 18/100 mil. Mas agora há uma incidência de um tipo mais grave da doença e não podemos nos descuidar”, advertiu.

próximo artigoGalo de olho, sorteio da Libertadores será em 17 de dezembro
Artigo seguinteParlamentares aprovam projetos legislativos em reunião ordinária