Pacientes do 3º mutirão de cirurgia de catarata passam por revisão em Fabriciano

A Prefeitura de Coronel Fabriciano, por meio da Secretaria de Governança da Saúde, realiza na sexta-feira, 12, no Centro de Especialidades e Programas de Saúde (CEPS), às 10h30, as avaliações médicas de retorno da cirurgia de catarata. O procedimento é voltado para os pacientes que participaram do último mutirão, realizado no mês de maio, no Hospital Dr. José Maria Morais.

O 3º mutirão atendeu mais de 140 pacientes, totalizando 640 procedimentos realizados pela rede municipal em pouco mais de um ano. Este avanço foi fundamental para zerar as filas de espera em Coronel Fabriciano.

De acordo com o Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, o mutirão de catarata realizado dentro do município traz mais dignidade e conforto para a população.  “Mesmo com as dificuldades financeiras enfrentadas por todos os municípios de Minas Gerais, o Prefeito Dr. Marcos Vinicius tem priorizado a saúde. A gestão, juntamente com a equipe da saúde, coloca a saúde de Fabriciano mais humana, resolutiva e capacitada para resolver os problemas”, disse.

O momento é fundamental, pois, a avaliação detecta o grau de evolução e possíveis complicações na fase pós-operatória.  O paciente deve comparecer ao local da revisão com Identidade e Cartão SUS em mãos.

SOBRE A CATARATA

Segundo dados do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, todos os anos, a catarata atinge cerca de 120 mil brasileiros, principalmente acima de 60 anos. A doença causa a perda parcial ou total da visão, deixando a vista turva e embaçada.

A cirurgia para a retirada de catarata é o único tratamento, além de ser mais simples, eficaz e sem complicações. Após o procedimento, o paciente retorna para a casa, necessitando apenas de alguns cuidados especiais: repouso e aplicação do colírio.

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here