“Olimpíada do Conhecimento” movimenta o Parque Ipanema

Utilizando a inovadora plataforma Google for Education, Ipatinga sai na frente revelando talentos da rede municipal de ensino em competição digital (Foto: divulgação/ PMI)

Cerca de 230 alunos de 27 escolas municipais transformaram o principal cartão postal da cidade, o Parque Ipanema, no último sábado (5), num grande palco de competição da Olimpíada do Conhecimento. A iniciativa inédita foi da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, dentro das atividades da Olicei 2019.

Nesta etapa, utilizando-se dos Chromebooks e da plataforma Google for Education, cotidianamente usados nas aulas da rede municipal, cinco alunos eleitos como destaques de cada escola foram assentados em fileiras e colocados diante de um telão para responder corretamente as perguntas do Kahoot, um jogo com questões de todas as disciplinas contempladas na grade curricular de 2019. As questões foram elaboradas com o apoio dos professores e assessores da Secretaria Municipal de Educação.

Vencedores

Os primeiros e segundos lugares na Olimpíada do Conhecimento, do Ensino Fundamental I e II, coincidentemente, foram conquistados por times das mesmas unidades escolares. 

Levou a melhor a Escola Municipal Padre Bertollo, do bairro Cidade Nobre, e em segundo lugar ficou a Escola M. Padre Cícero de Castro, no bairro Bom Retiro.  Em terceiro lugar do Fundamental I ficou o time de alunos do Artur Bernardes, do Canaã, e no Fundamental II, a equipe da Escola Municipal Vilma de Faria, no Bethânia. 

(Foto: divulgação/ PMI)


Premiação individual

Na Olimpíada do Conhecimento foram premiados ainda os três alunos que responderam mais rápido as questões e que mais acertaram as respostas durante a competição. Com um total de 77 pontos, em primeiro lugar ficou a estudante Lavínia Almeida Lopes, de 11 anos, da Escola Municipal Padre Bertollo.  

Emocionada com a conquista, ela atribuiu seu resultado aos testes constantes aplicados pelos professores, ao apoio dos pais e a dedicação pessoal aos estudos. 

“Todos podem alcançar o primeiro lugar, basta se esforçar como eu me esforcei. Sempre quero tirar boas notas, gosto de ler e fico ainda mais animada de poder fazer isso usando a internet, o computador. Por tudo isso, consegui me destacar”, explicou, exibindo seu troféu ao lado da família.

Torcida garantida

Encostados no alambrado da arena, acompanhando atentamente a Olimpíada, estavam os pais da aluna Maria Clara, Raidan e Débora Godoi. Segundo eles, valeu a pena acordar mais cedo no sábado para prestigiar a filha nas atividades da Olicei. 

“É muito bom ver a educação de Ipatinga prezando pelo trabalho em grupo, com os alunos aprendendo simultaneamente todas as disciplinas e ainda promovendo uma competição saudável, que é pelo conhecimento”, afirmou.

Já as alunas Hellen Silva e Maria Clara, do Ensino Fundamental II, estavam animadas por poder representar a escola na competição. 

“Nossa expectativa é vencer, porque até aqui estudamos muito e nossos professores nos ajudaram com provas, simulados e estudos dirigidos. Como estamos bastante treinadas dentro dessa tecnologia estamos confiantes de que vamos ter um excelente resultado”, considerou. 

Olicei 2019

A Olimpíada do Conhecimento foi introduzida na Olicei 2019 como forma de apresentar o processo de aprendizagem dos alunos da rede municipal dentro de uma base tecnológica. 

Para a secretária de Educação de Ipatinga, Eva Sônia, “é uma ótima oportunidade mostrar para a comunidade os investimentos feitos na área do ensino e o bom desempenho dos alunos na utilização da plataforma Google For Education. Com uma metodologia diferenciada, indo para além do quadro e do caderno, nós estamos inserindo nossos alunos na era digital, ensinando-os a usar a tecnologia a seu favor, gerando crescimento e desenvolvimento pessoal”, explicou.