Município e Sicoob Cosmipa estudam Projeto de Educação Financeira para escolas de Ipatinga

Os diretores do Sicoob Cosmipa foram recebidos pelo prefeito na tarde desta quarta-feira

O prefeito Nardyello Rocha recebeu em seu gabinete, na tarde desta quarta-feira (10), uma equipe de gestores da cooperativa Sicoob Cosmipa, fundada originalmente por servidores públicos municipais e que desde 2011 opera também como instituição de crédito de abrangência nacional, cumprindo funções sociais junto ao funcionalismo. O objetivo principal da visita foi apresentar ao Executivo o Relatório de Gestão de 2018, que noticia entre outros benefícios a distribuição de quase R$ 6 milhões em sobras, no ano passado, e propor a implantação nas escolas municipais de um projeto de Educação Financeira Empreendedora.

Os dirigentes da Sicoob Cosmipa também convidaram Nardyello para estar presente na inauguração do oitavo Posto de Atendimento (PA) bancário da organização, marcada para a próxima segunda-feira (15), na avenida Simon Bolívar, no bairro Cidade Nobre.

Transformação

De antemão, o prefeito salientou que todas as iniciativas para melhoria da qualidade do ensino no município contam com seu apoio irrestrito, “porque investir na formação das crianças e adolescentes como instrumento de transformação social e cultural é o que já estamos fazendo em várias vertentes, inclusive quintuplicando o número de alunos matriculados na Educação em Tempo Integral”. Ele citou, ainda, como exemplo, a importância que o governo tem dado à implantação da coleta seletiva, “cujo sucesso depende fundamentalmente da conscientização de agentes multiplicadores nos educandários, já que muitas pessoas têm tido dificuldade de compreender como utilizar da maneira correta os coletores de lixo reciclável, mesmo eles tendo sido instalados em bairros de classe média e média-alta”.

O programa de Educação Financeira Empreendedora deverá ser discutido em uma nova reunião com a presença da secretária municipal de Educação, Eva Sônia. Mas a ideia é que ele possa ser operacionalizado inicialmente junto aos estudantes do Ensino Fundamental I. A proposta é que, por meio dele, os estudantes possam ter acesso a orientações relacionadas a temas como formas de economizar, controle de gastos e contribuição para o equilíbrio do orçamento familiar. Cartilhas, planilhas e audiovisuais fazem parte do material didático a ser fornecido pelos orientadores.

Cooperados

Com 38 anos de fundação completados em outubro próximo, o atual Sicoob Cosmipa conta hoje com cerca de 13.200 cooperados, 90% deles servidores públicos do Estado, da União e Municipais, juntamente com seus familiares. Servidores da rede particular de ensino e pessoas de seu núcleo familiar também são atendidos pela instituição. O número de cooperados era de 12.600 no final de 2018, elevando-se bastante já nos primeiros três meses de 2019.

Estiveram no gabinete do prefeito a diretora-presidente do Conselho de Administração e presidente Executiva do Sicoob Cosmipa, Zélia Rabelo; o diretor Financeiro, Edvaldo Ferreira de Souza; a diretora Administrativa, Márcia Sena, e a superintendente, Kelly Andrade.

Foto: Reprodução

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here