Município de Ipatinga recebe doação de uma tonelada de alimentos

Organizadores do evento Car Club’s foram fazer a entrega dos alimentos não perecíveis arrecadados no último domingo

As festividades do último fim de semana, no Parque Ipanema, em Ipatinga, além de terem proporcionado lazer e aquecimento da economia local, também trouxeram boa notícia para muitas famílias em situação de vulnerabilidade social. Nesta terça-feira (17), cerca de uma tonelada de produtos não perecíveis chegaram ao Banco de Alimentos do município. São mantimentos arrecadados durante o evento Car Club’s (promovido pelo Garage Race) e a partida do Tigres, time de futebol americano, no Ipatingão,

Parte da entrega dos donativos foi feita pelos diretores do Car Club’s, que realizaram no último domingo (15) uma exposição de veículos modificados, no Kartódromo Emerson Fittipaldi. Somente nesta festividade foram arrecadados 264kg de alimentos, como arroz, macarrão e fubá, e ainda 295 litros de leite.

“Nossa programação, que reuniu cerca de 350 carros modificados e um público de mais de mil pessoas, teve como objetivo reunir as famílias para um encontro descontraído e também ajudar o próximo. É uma honra, em nome do grupo, fazer a entrega desses alimentos que irão beneficiar tantas famílias”, declarou um dos organizadores do evento, Denilson Cristiano.

Para agradecer e valorizar a manifestação de solidariedade da população às famílias em situação de vulnerabilidade social, o prefeito Nardyello Rocha esteve na sede do Banco de Alimentos, no bairro Parque das Águas. Ele participou da entrega dos donativos ao lado dos secretários Carlão Oliveira (Cultura, Esporte e Lazer) e Lúcio Aguiar (Assistência Social).

O responsável pela pasta da Assistência Social agradeceu a conscientização dos produtores e organizadores de eventos culturais e esportivos da cidade, que segundo ele têm atentado para o valor da arrecadação de donativos como passaporte de entrada.

“É muito importante quando as pessoas estão atentas ao momento de vulnerabilidade de diversas famílias da nossa cidade. A iniciativa de arrecadar donativos não perecíveis como uma das formas de entrada nos eventos realizados em Ipatinga auxilia o trabalho do Banco de Alimentos”, ressaltou Lúcio Aguiar.

Banco de Alimentos

O Banco de Alimentos é um equipamento público de segurança alimentar e nutricional, que oferta o serviço de captação, recepção e distribuição gratuita de gêneros alimentícios oriundos de doações dos setores privados ou públicos que normalmente seriam desperdiçados.

Os munícipes acompanhados pelo Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou pelo Centro Pop e instituições sociais, que atendem um público em situação de alta vulnerabilidade social, são os contemplados pela Prefeitura com o repasse dos alimentos. 

Cerca de 45 instituições de serviços socioassistenciais e mais de 3.600 pessoas, encaminhadas pelos CRAS’s e CREAS, são beneficiadas por meio do Banco de Alimentos.

Em 2018, o Banco recebeu cerca de 150 mil toneladas de produtos, entre frutas, legumes, verduras e alimentos não perecíveis.

Fonte: PMI