A programação especial preparada pela Prefeitura de Ipatinga no contexto das comemorações do Dia Internacional da Mulher, e que acontece desde o último final de semana, termina nesta sexta-feira (15). Num trabalho organizado pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-4) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, na manhã desta quarta-feira (13) cerca de 80 mulheres usuárias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) Esperança I e II foram homenageadas no Viveiro Municipal. O prefeito Nardyello Rocha esteve no local para dirigir uma mensagem ao grupo e também aproveitou para falar um pouco sobre a conjuntura do município, participando ainda de um café da manhã com todos.

As mulheres foram recebidas por volta das 7h30, ao som da banda da escola de música do projeto E. M. Cantar, e ouviram uma palestra sobre Terapia Capilar. Ainda na ocasião, a profissional responsável por abordar o tema também realizou uma avaliação gratuita nos cabelos de cada usuária. As homenageadas ainda puderam aferir a pressão arterial e se submeter a teste de glicemia, participando também de dinâmicas.

“Atividades como estas são desenvolvidas pensando em aumentar gradativamente a autoestima dessas usuárias, principalmente em um mês tão importante como o de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher. Essa interação entre elas e os profissionais da UBS cria um ambiente de maior humanização das relações e, consequentemente, faz com que melhore o atendimento na Unidade. Sinto-me feliz em participar ativamente da vida de cada uma delas”, comentou a educadora física Daniela Duarte.

Valorização

A cabeleireira Neuza Duarte Nunes, que mora no bairro Esperança há mais de 50 anos, contou que esta é a primeira vez que participa de atividades desenvolvidas pelo NASF-4. “Gostei muito de toda a programação, em especial da palestra de hoje sobre a Terapia Capilar. Afinal, o cuidado com os cabelos é um assunto que sempre vai chamar atenção de qualquer mulher. No mais, quero parabenizar a Prefeitura pela iniciativa, pois vi nestas atividades uma oportunidade de socialização com outras mulheres e também ocupar minha mente”, disse.

Emocionada, a aposentada Célia Maria Rodrigues, que mora no bairro Bom Jardim há 40 anos, refletiu: “Muitas mulheres têm um histórico difícil, de muito sofrimento ao longo da vida. Então fico feliz de poder participar de atividades em que percebemos valorização”.

Novas atividades

A programaçãopreparada pela equipe do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (NASF-4) prossegue nesta quinta-feira (14), a partir de 7h30, na UBS do Esperança 2, com aferição de pressão arterial e teste de glicemia. Na quadra de esportes, haverá também um circuito funcional.

O encerramento da programação será na sexta-feira (15), no salão da Igreja São Francisco de Assis, no bairro Esperança. Às 8h, haverá palestras sobre “Viver acima ou abaixo da linha da vida”, e às 9h, “Métodos Contraceptivos”. 

A abertura da programação aconteceu na última sexta-feira (8), com a Caminhada da Mulher enfatizando o tema “Prevenção e Cuidado Faz a Força da Mulher!” A concentração foi na praça do bairro Esperança, onde houve aquecimento. Dali as participantes seguiram em direção à Praça das Mães, no bairro Cidade Nobre. Na terça-feira (12), a programação foi realizada na quadra do Esperança II, com um aulão de zumba.

Fonte: PMI

próximo artigoDemandas da classe empresarial são defendidas por parlamentares federais
Artigo seguinteMatrículas abertas para Cursos semi presenciais no SENAI