O magistrado que assumiu em Ipatinga no início de janeiro, atuou na Comarca de Timóteo por mais de 6 anos (Foto: divulgação/ CCCI)

O juiz da Vara de Execuções Penais da Comarca de Ipatinga, João Paulo Júnior, recebeu, no Fórum Dra. Valéria Vieira Alves, os membros do Conselho da Comunidade da Comarca de Ipatinga (CCCI), na última segunda-feira (13). O magistrado, que assumiu em Ipatinga no início de janeiro, atuou na Comarca de Timóteo por mais de 6 anos.

O Conselho é uma espécie de braço da Lei de Execuções Penais para atuar no campo da ressocialização dos sentenciados. É um órgão independente que integra o Sistema Judiciário da Comarca de Ipatinga, se tornando uma ponte facilitando o contato dos sentenciados com o mundo exterior.

Dentre as atribuições do Conselho, está a realização de visitas as unidade prisionais como Ceresp em Ipatinga e Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba, fiscalizando as condições para o cumprimento das penas, indo ao encontro do sentenciado; entrevistar presos; apresentar relatórios ao juiz da execução e ao Conselho Penitenciário;  diligenciar a obtenção de recursos materiais e humanos para melhor assistência ao preso, em harmonia com a direção das unidade prisionais.

O Conselho tem com membros Adenir Soares Martins (Pretinha), Ronísia  Angélica da Silva, Geraldo Ferreira Filho, Eliana Marques de Alcântara Ferreira, Kênia Gomes da Silva, Maria das Graças Ribeiro, Vicente Pacheco Campos, Carlos Gonçalves Souto, Dorly Carvalho Bragança, Maria Cèlia de Oliveira Silva e Irani Maria Gomes Souza.

próximo artigoLevantamento consolidado aponta redução de focos de dengue em 2019, em Timóteo
Artigo seguinteDepressão em idosos: pouco recorrente, mas de forte impacto social