Mais de 60 profissionais de creches conveniadas com a Prefeitura de Ipatinga participaram, nesta quinta-feira (09), de uma ação inédita dentro da 1ª Semana da Gestante, do Bebê e da Parturiente. No auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, eles foram capacitados pelos profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) sobre “Noções Básicas de Primeiros Socorros em Pediatria”. O evento é fruto de uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde e de Educação.

O curso, ministrado pela enfermeira Tatiane Cristina de Oliveira e a auxiliar de Enfermagem Paula Maestri, do SAMU, abordou os seguintes assuntos: obstrução de via aérea por corpo estranho, queimadura, crise convulsiva, quedas e traumas e atendimento a parada cardiorrespiratória. 

Segundo a enfermeira Tatiane Cristina, compartilhar com os professores as informações de primeiros socorros é fundamental, porque dentro da escola, diariamente, há risco de acontecer situações de emergência.

“Saber qual serviço acionar e como se comportar diante da situação até a chegada de socorro pode salvar uma vida. Os protocolos internacionais que ensinamos, quando executados devidamente, são capazes de preservar a vida, até que a assistência médica especializada chegue ao local”, explica. A enfermeira ainda reforça que a linguagem utilizada no curso é simples e de fácil entendimento de todos.

Participante do curso, a coordenadora pedagógica do Centro de Educação Infantil Novo Lar, do bairro Planalto, Edna Gonçalves, considerou que “o treinamento dá segurança para realizar os primeiros socorros em casos necessários. O nosso infantil é muito susceptível a quedas, a engasgo. Esse conhecimento nos ajuda a preservar a vida. Agora vamos trabalhar para multiplicar esse conteúdo junto aos outros colegas”, destacou.  

próximo artigoNúcleo de Práticas Jurídicas do Unileste oferece orientações gratuitas no OAB na Praça
Artigo seguintePesquisas indicam que as vendas de flores aumentaram no dia do pais