Ipatinga centraliza aplicação da vacina contra Polio em cinco Unidades de Saúde

Com a redução no envio da Vacina Oral Poliomielite (VOP), por parte da Superintendência Regional de Saúde, de Coronel Fabriciano, a Prefeitura de Ipatinga informa que a aplicação do imunobiológico será centralizada, especialmente nesta semana, em cinco Unidades Básicas de Saúde do município: Bom Jardim I, Veneza, Bethânia, Limoeiro e Iguaçu. O horário de funcionamento das salas de vacinação é das 7h30 às 15h30.

Segundo a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Mara Fernanda Andrade, “cada frasco da vacina rende 25 doses e depois de abertas duram até cinco dias, quando acondicionadas em temperatura ideal. A fim de se evitarem perdas e desabastecimento da vacina VOP na rede pública, a Secretaria Municipal de Saúde adotou a estratégia de centralização em algumas unidades”, explicou.

Vale ressaltar que os outros imunobiológicos preconizados no Programa Nacional de Imunização estão disponíveis nas 17 salas de vacinação do município.

Já na segunda-feira (19), a aplicação da vacina VOP será expandida para nove Unidades de Saúde do município, que são: Veneza, Limoeiro, Bethânia, Bom Jardim I, Iguaçu, Bom Retiro, Vila Celeste, Caravelas e Esperança II. Sempre das 7h30 às 15h30.

Quando tomar

Na rotina de vacinação infantil contra a poliomielite, uma dose da VOP é aplicada aos 15 meses e outra aos quatro anos de idade.

Fonte: PMI

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here