A Secretaria de Educação de Ipatinga, por meio do Departamento Pedagógico, realiza durante toda esta semana, no Centro de Formação de Professores (Cenfop), no bairro Canaã, uma nova etapa de processo de formação continuada envolvendo professores e coordenadores do 6º ao 9º da rede municipal de ensino. Os encontros ocorrem pela manhã e à tarde, e têm como objetivo debater a necessidade de adequação da Proposta Curricular do município.

As discussões levam em conta outros dois documentos norteadores de currículos, o Currículo Referência de Minas Gerais e a Base Nacional Curricular Comum (BNCC), documentos de níveis estadual e nacional, respectivamente. 

A formação prossegue até o início de agosto e deve alcançar cerca de 1.600 professores e coordenadores. No período entre os dias 3 a 12 de julho será a vez dos profissionais envolvidos com anos iniciais, de 1º ao 5º, participarem da capacitação. Já em agosto, entre os dias 5 e 9, a formação será ministrada para a Educação Infantil.

A assessora pedagógica Valquira Ferreira Santos Cardoso explica que esta formação continuada “tem como objetivo fazer com que todos os professores se apropriem do Currículo Mineiro, para que juntos possam reestruturar o currículo municipal trabalhando de forma efetiva para elevar a qualidade do ensino na rede”.

Construção coletiva 

De acordo com a secretária municipal de Educação, Eva Sônia, a proposta aos professores e coordenadores da rede é a construção coletiva de um currículo mais excelente para as escolas públicas de Ipatinga.

“O currículo que eles têm atualmente em mãos pode melhorar a partir de dois outros documentos curriculares de âmbito estadual e nacional. Todo currículo requer constante adequação e, dentro dessa perspectiva, queremos construir um documento em conjunto, aproveitando aquilo que nós já temos tentando melhorar a partir das referências destes novos conteúdos”, concluiu.

Fonte: PMI

próximo artigoAtraso na entrega de vacinas deve gerar desabastecimento em UBS’s de Ipatinga
Artigo seguinteEstacionamento rotativo: Decreto garante gratuidade a idosos e portadores de necessidades especiais