Ação integra um amplo programa de mobilidade urbana criando condições mais favoráveis para as pessoas se locomoverem entre as diferentes regiões da cidade

A Prefeitura de Timóteo, por meio da Subsecretaria de Mobilidade Urbana, deu início a uma ampla modernização do sistema de sinalização do município. A finalidade é garantir mais segurança para pedestres, ciclistas e condutores de veículos.

A iniciativa inclui a substituição dos semáforos para pedestres e para veículos, troca das lâmpadas de leds dos grupos focais, módulos de CPU para controlador, dentre outros. Mas a grande inovação é a instalação de contadores regressivos de tempo junto aos semáforos, equipamento que contabiliza o tempo de espera para o sinal abrir ou fechar.

Às intervenções nessa etapa, que devem durar pelos menos 30 dias, foram precedidas de estudos que detectaram alguns gargalos no sistema de trânsito da cidade, especialmente nos horários de pico no Centro-Norte. A mudança atende a uma determinação do prefeito Douglas Willkys, que pretende dotar o Município com um Plano de Mobilidade Urbana.

Nesse aspecto a incorporação de contadores regressivos tem um papel importante para “destravar” e dar maior fluidez nas vias, haja vista que a duração do tempo de um sinal fechado pode ser programado de acordo com o volume e tráfego de veículos.

Douglas reforça ainda que a modernização dos sinaleiros integra um programa mais amplo de mobilidade urbana, que irá criar condições para as pessoas poderem se locomover entre as diferentes regiões da cidade num menor tempo possível e sem colocar em risco a vida das pessoas.

Além da modernização dos semáforos, também está em andamento serviços de revitalização de sinalização vertical, com a instalação de placas, e horizontal, com a pintura de faixas de pedestres em diversos pontos do Município.

Fonte: PMT

próximo artigoParque Ipanema é palco do emocionante desfile do Dia da Independência
Artigo seguinteFlamengo domina o Avaí e vence a quinta seguida no Brasileiro