O mandato é válido para o biênio 2019-2021. A eleição será realizada no dia 20 de novembro, durante a 5ª Conferência Metropolitana da RMVA(Foto: reprodução)

Os representantes das instituições da sociedade civil organizada de Coronel Fabriciano, Ipatinga, Santana do Paraíso e Timóteo, terão a oportunidade de eleger um membro para compor o Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano (CDDM).  O mandato é válido para o biênio 2019-2021. A eleição será realizada no dia 20 de novembro, durante a 5ª Conferência Metropolitana da RMVA.  

O Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano é o órgão que define e acompanha as ações da Agência de Desenvolvimento da RMVA. Ao integrar o CDDM, o conselheiro representante da sociedade civil atua diretamente na gestão metropolitana na defesa dos interesses do cidadão metropolitano e entidades/ instituições estabelecidas na região. Além do conselheiro eleito pela sociedade civil, o Conselho é composto por representantes dos governos municipais da RMVA, do Governo de Minas Gerais e da Assembleia Legislativa de Minas Gerais.

Para o diretor geral da Agência de Desenvolvimento da RMVA, João Luiz Teixeira Andrade, a eleição e a 5ª Conferência Metropolitana são momentos importantes para sociedade civil auxiliar no desenvolvimento da região.

“Convidamos as associações de bairros, movimentos populares, sindicatos, instituições representantes de classe, grupos de serviços e demais entidades da sociedade civil para que participem deste processo para uma gestão metropolitana democrática. Lembrando que o Conselho é um importante espaço de tomada de decisões para a administração e aplicação de políticas públicas em todo o Vale do Aço. Portanto, deliberações do Conselho impactam na vida dos cidadãos metropolitanos”, pontua o diretor.

A Eleição

De acordo com o Regimento Interno da 5ª Conferência Metropolitana da RMVA, publicado no Diário do Executivo, no dia 11 de outubro, as instituições podem se inscrever para o processo eleitoral com indicação de um representante. Os segmentos das instituições que podem se inscrever são: 1 – de movimentos sociais e populares; 2 – de trabalhadores, por meio de entidades sindicais; 3 – de empresários relacionados à produção e ao financiamento do desenvolvimento dos municípios da RMVA; 4 – entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa e 5 – ONG’s e demais instituições do terceiro setor.

A inscrição é totalmente gratuita e está aberta até o dia 15 de novembro, a ser realizada pelo site www.conferenciarmva.wordpress.com. Após a inscrição, as entidades deverão ser habilitadas com a apresentação dos documentos exigidos no Regimento Interno, também disponível no site, junto à equipe organizadora.

Mais informações a respeito da eleição do conselheiro do Conselho Deliberativo de Desenvolvimento Metropolitano e da 5ª Conferência Metropolitana no site www.conferenciarmva.wordpress.com, nas redes sociais (facebook/agenciavaledoaco e instagram/@agenciavaledoaco) ou pelo telefone (31) 2109-9350.

próximo artigoIncêndios em Timóteo são considerados os piores dos últimos anos
Artigo seguinteReforma do aeroporto e pavimentação da LMG-760 ficam para 2020