Com 94,4% de conformidade nos requisitos avaliados pelos representantes dos Conselhos Federal e Regional de Enfermagem, HMC é o 1º hospital de MG a receber Selo de Qualidade da Enfermagem (Foto: divulgação/ Assessoria de Imprensa)

O Hospital Márcio Cunha (HMC), administrado pela Fundação São Francisco Xavier (FSFX) é o primeiro hospital de Minas Gerais certificado com o Selo da Qualidade do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen). O programa constatou a excelência na prestação de serviços e em práticas assistenciais prestadas pelo Márcio Cunha. 

Para obtenção do Selo da Qualidade, a Instituição deve alcançar no mínimo a pontuação de 75% em cada unidade/serviço de enfermagem. O HMC atingiu 94,4% de conformidade nos requisitos avaliados, certificando as boas práticas de enfermagem. “O HMC é reconhecido como modelo de qualidade e esse resultado confirma que a equipe de enfermagem está alinhada às melhores práticas de saúde. Temos profissionais renomados que atuam de forma eficaz e contribuem, diariamente, para que os resultados do hospital sejam evidenciados”, afirma Luís Márcio Araújo Ramos, diretor executivo da FSFX.

O selo foi criado pelo Cofen com o objetivo de estimular as boas práticas de assistência, reconhecer o hospital e, especialmente, o trabalho dos seus colaboradores de enfermagem. A certificação visa ainda, valorizar a qualidade nas práticas cotidianas da saúde para obter melhores resultados clínicos, mais satisfação dos profissionais e dos pacientes. 

(Foto: divulgação/ Assessoria de Imprensa da FSFX)

O certificado da qualidade está voltado também para duas áreas prioritárias, que são a segurança do paciente e a gestão de risco. “Ficamos muito satisfeitos com o que encontramos no Márcio Cunha. Os profissionais de enfermagem trabalham salvando vidas diariamente e a certificação contribui para a evolução dos processos da unidade. Observamos que o hospital oferece atendimentos diferenciados tanto para os pacientes dos convênios quanto para os do Sistema Único de Saúde”, ressalta a colaboradora do Conselho Federal de Enfermagem (Cofen), Tânia de Oliveira Ortega.

Os avaliadores estiveram no hospital durante três dias e constataram evidências que comprovaram a excelência da enfermagem do HMC. “É motivo de orgulho para a equipe do hospital receber essa certificação tão importante, pois demonstra que estamos no caminho certo de contribuir cada vez mais para a sociedade em que estamos inseridos. Acreditamos que os pacientes devem ter acesso a cuidados de enfermagem cada vez mais focados em melhorias”, reforça Thatiane Olivier Ticom, superintendente do Hospital Márcio Cunha.

As instituições são avaliadas em seis dimensões: Ações Gerenciais Sistêmicas, Estrutura Organizacional, Aspectos Operacionais, Infraestrutura, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social. Cada item é analisado com notas que vão de um a cinco e atestam a qualidade no cumprimento dos critérios em cada dimensão. A certificação tem validade de três anos. “Estamos muito felizes com essa conquista, que reflete a nossa busca contínua por melhores resultados e o empoderamento da equipe de enfermagem. Receber esse selo confirma a preocupação da Instituição com a segurança dos nossos clientes”, conclui Juliana Bechara Almeida Sousa, gerente de Enfermagem da Fundação São Francisco Xavier.

próximo artigoProjeto da Secretaria de Saúde de Timóteo leva alunos ao cinema
Artigo seguinteFinal do Campeonato de Futebol de Belo Oriente ocorre neste domingo