O Programa Mexa-se de Coronel Fabriciano, em parceria com a Associação dos Produtores Independentes do Cocais (APRICO), iniciou nesta quarta-feira, 12, o projeto“Sacola Verde”nos polos Floresta e Praça CEU. O projeto visa incentivar o consumo diário de produtos saudáveis e sem agrotóxicos pelos usuários do programa e seus familiares, além de valorizar o crescimento dos agricultores municipais.

Os alunos do Mexa-se irão receber semanalmente, sob encomenda e com um preço em conta, produtos frescos dos produtores da Associação dos Pequenos Produtores Rurais do Cocais (APRICO). “É fundamental uma alimentação diversificada, com prioridade de alimentos naturais, visando mais qualidade de vida e saúde. Este projeto foi pensado porque além de exercícios físicos, a vida saudável deve ser conciliada com uma alimentação rica em alimentos saudáveis”, afirma a Nutricionista do Programa Mexa-se, Bianca Cordeiro, o “Sacola Verde”.

BENEFÍCIOS

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é recomendado o consumo de pelo menos 400g/dia de verduras e legumes para que se possa obter um ganho nutricional expressivo.  Além disso, recomenda-se adquirir alimentos orgânicos, por receberem em média uma menor carga de agroquímicos.

Entre os benefícios proporcionados à alimentação com verduras e legumes, destaca-se: a melhoria da visão; fortalecimento dos ossos e dentes; produção de energia; formação de novas células; e mais resistência a infecções. Ainda de acordo com especialistas, o consumo regular destes alimentos reduz em até 70%os riscos de câncer e outras doenças crônicas não transmissíveis, e o envelhecimento precoce.

PROGRAMA MEXA-SE

O Mexa-se, dirigido pelo Gerente de Programas Especiais, Laudenir Vieira Rodrigues, é um programa educativo-recreativo, e tem como objetivo estimular a prática regular de atividades físicas, coordenadas por educadores físicos qualificados, em vários pontos da cidade.

Desde sua implantação em maio de 2018, o programa Mexa-se de Coronel Fabriciano tem obtido resultados positivos na promoção da saúde no município: melhoria na qualidade de vida, redução de depressão, hipertensão, dores lombares e cervicais, e dos índices de colesterol e glicose.

Fonte: PMCF

próximo artigoDedé prega respeito ao Fortaleza, mas garante que time Celeste está com confiança renovada
Artigo seguinteMessi faz piada com Agüero