Estomia: profissionais de saúde têm capacitação inédita em Ipatinga

A Prefeitura de Ipatinga, através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nos últimos dias, para mais de 100 enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde do município e de outras 32 cidades da Região, uma capacitação inédita sobre a assistência e os cuidados da Enfermagem aos pacientes que passaram por procedimento cirúrgico de Estomia.

Estomia é uma cirurgia no abdômen para exteriorização dos sistemas digestivo ou urinário. O procedimento consiste na criação de um orifício externo denominado estoma, para eliminação de fezes ou urina.

Promovido pelos profissionais da Policlínica Municipal, que atende atualmente 400 pacientes da região com Estomia, o encontro foi realizado nestas terça (11) e quarta-feira (12), no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins, no bairro Cidade Nobre.

Segundo a diretora do Departamento Atenção Especializada, Elisângela Barroso, “a humanização no atendimento ao paciente é um assunto relevante nesta gestão. O acolhimento e a orientação são imprescindíveis para garantir a reabilitação do paciente”, destacou.

Durante o encontro, foram apresentados temas como estomias intestinais e urinárias, adequação de bolsas coletoras, higienização, autocuidado, formas de avaliação do paciente estomizado e reabilitação, dentre outros assuntos.

À frente do evento, a enfermeira e referência técnica em Estomia pela Policlínica, Claudilene de Fátima Silva, destaca que “neste momento em que as demandas deste tipo de cirurgia são crescentes, é necessário preparar os profissionais da atenção básica e da urgência com informações atuais que ajudarão os pacientes a terem uma melhor qualidade de vida”.

Em Ipatinga, o atendimento aos pacientes estomizados pode ser feito pelos enfermeiros das Unidades Básicas de Saúde e da Policlínica Municipal, em caso de dúvidas e necessidade de assistência à saúde.

O evento contou com a presença da representante da Associação do Leste Mineiro de Doenças Inflamatórias Intestinais, Julia Assis, de Caratinga, e da Consultora Educacional da empresa Coloplast, de Belo Horizonte, Camila Neiva.

Fonte: PMI

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here