Escolas de Ipatinga recebem treinamento para aplicação de provas do Proeb e Proalfa

(Foto: divulgação)

A Secretaria de Educação de Ipatinga promoveu no Centro de Formação Pedagógica (Cenfop), na tarde dessa quinta-feira (7), um curso de capacitação para diretores e coordenadores das escolas da rede municipal. É a preparação para aplicação, nos próximos dias 12 e 13, das provas do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), para alunos do quinto e nono ano, e do Programa de Avaliação da Alfabetização (Proalfa), para alunos do segundo ano. Ambas as provas testam os conhecimentos dos alunos em Matemática e Língua Portuguesa. 

“Esse treinamento será repassado pelos diretores e coordenadores aos professores aplicadores das provas. É uma forma de garantir excelência na aplicação dessas duas provas, essenciais na avaliação de nossos alunos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB)”, destacou a assessora Pedagógica da secretaria, Tatiana Cortezão. 

Além desse treinamento, a Secretaria vem promovendo uma série de ações junto aos professores e alunos que se preparam para as provas. “Nesta semana, por exemplo, realizamos um segundo Simulado com os alunos, e nossos professores têm lhes dado atenção especial. Temos certeza de que todo o trabalho promovido pela Secretaria e as unidades de ensino trará um maior avanço no aprendizado de nossos alunos e isso se refletirá no seu desempenho”, projeta a gerente da Seção de Ensino Fundamental do município, Eryka Verônica Oliveira de Aredes Teixeira.