Teste com utilização de chromebooks e plataforma Google for Education agiliza apuração de resultados e fascina estudantes do Ensino Fundamental

Visando criar novos estímulos para a assimilação dos conteúdos ministrados em sala de aula e maximizar o desempenho dos alunos, familiarizando-os ainda mais com as modernas tecnologias que estão sendo introduzidas na rede de ensino pelo atual governo, a Escola Municipal Altina Olívia Gonçalves, do bairro Iguaçu, em Ipatinga, realizou nesta sexta-feira (7) a sua primeira avaliação digital. Foram mobilizadas turmas do Ensino Fundamental I e II com a utilização de chromebooks.

Com orientação dos professores, os chromebooks estão sendo usados pelos estudantes nas classes como instrumento de apoio didático e facilitação dos aprendizados. Os aparelhos eletrônicos à disposição da Educação na rede municipal de Ipatinga têm tela de 11 polegadas e são dotados do sistema operacional Chrome OS. Os computadores dão acesso às ferramentas da plataforma Google For Education.

Simulado

Desde que receberam os chromebooks, a direção e os professores da Escola Municipal Altina têm explorado inúmeras possibilidades. Nesta sexta-feira, os alunos participaram de um simulado avaliativo.

A ideia de realizar os simulados internos por meio digital partiu do coordenador Pedagógico Marco Abreu dos Santos. A proposta é que os alunos tenham mais contato com este tipo de ferramenta e gradativamente se elimine as avaliações parciais escritas.

A professora do Ensino Fundamental I, Luciene Elias Dutra, conta como foi a experiência de aplicar o primeiro teste online para uma turma. “Incrível como os alunos ficam mais concentrados para a realização da prova, usando os chromebooks. Isso sem contar a agilidade no resultado da avaliação, uma vez que logo ao fim da aplicação já temos em mãos a nota de cada um dos alunos”, exemplificou.

O aluno do 5º ano, Yuri Wesley Paula Costa, disse ter ficado feliz e impressionado por ter sido parabenizado de imediato pela professora Luciene devido ao seu bom desempenho no simulado. “Mal havia concluído a prova e minha professora já me disse que eu tinha tirado total. Achei muito chique essa agilidade, além de ter gostado muito de ter feito a prova pelo computador”, descreveu.

Monitoria

O diretor Juciano Almeida de Jesus contou que, além de realizar o primeiro simulado avaliativo pela plataforma Google for Education, a escola também selecionou cinco alunos para atuarem como monitores e auxiliar os professores e os demais estudantes no uso da nova tecnologia.

“Alguns alunos que estudam no Tempo Integral e apresentaram maior habilidade com a plataforma estão nos ajudando durante o uso do equipamento em sala de aula. Eles atuam como monitores e, além de utilizarem a ferramenta dentro do seu turno regular, nos dão suporte, o que agrega ainda mais para eles”, explicou o diretor.

Reuel Abner Ferreira da Silva, aluno do 6º ano, é um desses monitores. Nesta sexta-feira, ele estava na sala de aula durante a aplicação do simulado e auxiliou a professora durante a realização da atividade. “Ajudei os meus colegas a ligar o computador, a abrir a página certa da atividade, auxiliei-os e nas demais dificuldades que foram surgindo ao longo da prova, relacionadas ao funcionamento da plataforma. Gosto muito desta oportunidade porque cada dia mais tenho aprendido e aprimorado minhas habilidades com o chromebook”, comentou.

Para a diretora do Departamento Técnico Pedagógico da Prefeitura de Ipatinga, Adriana da Silveira Nogueira, essa iniciativa tanto da aplicação do simulado quanto da monitoria, por meio da tecnologia Google for Education, é um grande avanço. “Acredito que este projeto-piloto do Altina deve alcançar as nossas demais escolas e num futuro breve certamente teremos outros educandários aplicando atividades avaliativas via chromebooks. Essa iniciativa é bastante positiva e traz grandes benefícios para a educação, uma vez que otimiza o tempo do professor com a correção da prova, trabalha a questão ecológica com a redução do uso do papel e aproxima os alunos da rede dessa era tecnológica”, disse.

Nova tecnologia

Em abril deste ano, o prefeito Nardyello Rocha, ao lado da secretária de Educação, Eva Sônia, realizou a entrega de mais de 2.800 chromebooks para as 27 escolas que atendem ao Ensino Fundamental, alcançando cerca de 10 mil estudantes.

A implantação do novo projeto começou em novembro do ano passado, com o envolvimento das secretarias municipais de Educação e de Dados, via Prefeitura de Ipatinga, na plataforma Google for Education, totalmente gratuita para professores e alunos da rede.

Ipatinga é a primeira cidade do Colar Metropolitano do Vale do Aço a implantar o sistema nas escolas públicas. O projeto local está entre os três mais avançados do país em termos de estrutura, equipamentos e formação para a implantação da Google for Education.

Fonte: PMI

próximo artigoCesárea humanizada: cortina transparente permite que mães assistam parto
Artigo seguinteVigilância Sanitária de Timóteo atua na prevenção de riscos à saúde