Alunos da Escola Municipal João Amparo Damasceno, do bairro Vila Celeste, tiveram uma manhã emocionante com a apresentação do projeto “Minha Cidade Tem História”, nesta quarta-feira (28). Com a finalidade principal de ampliar os conhecimentos acerca da história e cultura de Ipatinga, a atividade foi apresentada pelos estudantes do 3º ano do Ensino Fundamental. 

Algumas perguntas foram fundamentais no processo do trabalho: Será que conhecemos a nossa história? A história da nossa cidade? As respostas foram obtidas ao longo do ano com pesquisas e entrevistas, contando inclusive com visitas de campo a alguns dos principais pontos turísticos da cidade. 

“O projeto foi elaborado a partir da necessidade de que as crianças conheçam a história da cidade em que vivem. Saber a história de uma cidade significa resgatar e preservar sua tradição e memória, que é uma das formas de valorizar a nossa origem ou o lugar que escolhemos viver”, considera a diretora da Escola, Patrícia Pereira Silva. 

A apresentação do projeto foi conduzida pela professora Marineia das Mercês Andrade Pena. Para a educadora, entre os objetivos específicos da atividade está o conhecimento da história do município, a partir da própria história. “Nós buscamos identificar as especificidades da nossa cidade, a partir de registros de fatos e situações, conscientizando quanto à importância de exercerem atitudes de um cidadão que busca melhorias e, além disso, estimular a criatividade e a interação entre os alunos”, disse a professora.  

Entrevistado 

O ponto alto do projeto foi uma entrevista realizada com o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, pelos alunos do 3º ano. Ao lado da secretária municipal de Educação, Eva Sônia Rodrigues, o chefe do Executivo respondeu perguntas sobre sua infância, profissão que pensava em ter quando era criança, por que quis ser prefeito de Ipatinga e o que ele considera que ainda precisa ser melhorado na educação da cidade. 

“A Educação não muda o mundo, mas ela muda as pessoas que mudam o mundo. Nós só vamos conseguir mudar a história do nosso país com a educação. Por isso temos que investir em criança, porque elas é que irão mudar a história cultural da nossa cidade e do nosso Brasil. O que quero para a educação é investir cada dia mais, principalmente dando a oportunidade aos professores de serem cada vez mais qualificados”, respondeu. 

Em seguida, os estudantes cantaram músicas e fizeram uma homenagem ao prefeito, que recebeu uma placa. 

“Consideramos fundamental que as crianças desde cedo conheçam a história da cidade em que vivem, sendo uma das funções da escola valorizar o patrimônio histórico e cultural presentes em nosso município”, sintetizou a secretária municipal de Educação, Eva Sônia. 

próximo artigoPedágio na BR-381 começa a ser cobrado em 2021, antes das obras de duplicação
Artigo seguinteComitê de combate às arboviroses reforça cuidados preventivos em Ipatinga