Dia Mundial da Segurança do Paciente: Hospital Municipal recebe iluminação especial

Com um olhar atento e cuidadoso aos processos que minimizam riscos no cuidado à saúde, a Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, celebra o Dia Mundial da Segurança do Paciente, instituído nesta terça-feira (17), iluminando de laranja a fachada do Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM), no bairro Cidade Nobre.

Junto à ação, palestras e filmes foram ministrados aos profissionais da unidade hospitalar com o tema “Aprendendo com Erros” e “Cuidados no manejo de via aérea artificial”.

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) divulgou que mais de 138 milhões de pessoas são afetadas anualmente por erros médicos, sendo que 2,6 milhões morrem por esta causa.

Atento a isso, o Núcleo de Segurança do Paciente do HMEM vem promovendo treinamentos a fim de disseminar os protocolos propostos pelo Ministério da Saúde que reforçam a prática de segurança como identificação do paciente, prevenção de queda, lesão por pressão, evasão, evento adverso e notificação.

De acordo com a coordenadora do Núcleo, enfermeira Ana Paula Leris, “queremos fortalecer a cultura da qualidade e da segurança do paciente nos profissionais da nossa instituição, pois acreditamos que isso qualifica o atendimento, trazendo benefícios para todos, inclusive os próprios profissionais e a instituição”.

Com o tema “Segurança do Paciente: uma prioridade global de saúde”, a Secretaria de Saúde de Ipatinga espera minimizar erros e riscos para pacientes no cuidado à saúde.

Fonte: PMI