“Constituição em Miúdos” elevará ainda mais o nível das escolas de Ipatinga

Diretores das escolas receberam os convites nesta terça e aprovaram o programa de cidadania

Ao lado do presidente da Câmara, Jadson Heleno, o prefeito Nardyello Rocha visitou vários educandários para mostrar a importância da implantação do programa nas salas de aula

Para facilitar o entendimento e estimular o contato dos jovens com a Constituição Federal, a Prefeitura de Ipatinga, em parceria com a Câmara de Vereadores, vai disponibilizar gratuitamente, aos alunos da rede municipal, o livro “Constituição em Miúdos”. Nesta terça-feira (18), o prefeito Nardyello Rocha, ao lado do presidente do Legislativo, Jadson Heleno, e da secretária de Educação, Eva Sônia, visitou alguns educandários entre os bairros Canaã e Bethânia, para fazer a entrega do convite de lançamento do programa.

“Constituição em Miúdos” é uma parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (Abel), a partir de uma iniciativa concebida na Câmara Municipal de Pouso Alegre. Com a primeira edição lançada em 2015, o livro explica o conteúdo da Carta Magna em linguagem didática e com ilustrações, acessível a todos os públicos.

Lançamento

Para apresentar o programa “Constituição em Miúdos”, será realizado no dia 27 de junho, no plenário da Câmara Municipal de Ipatinga, um evento de lançamento que contará com a presença da idealizadora do projeto em nível nacional, Madu Macedo. Na oportunidade, através de explicação clara e objetiva de conceitos complexos, Madu explicará o porquê de a obra ser considerada mais um instrumento do Poder Legislativo para promover a educação para a cidadania.

O prefeito Nardyello Rocha ressalta que mais uma vez a cidade de Ipatinga está na vanguarda dos acontecimentos no que diz respeito à educação. Isso porque, enquanto o Senado Federal e a Assembleia de Minas estão discutindo a implantação definitiva deste projeto nas escolas, o município já está promovendo o lançamento efetivo do programa.

Projeção nacional

“Tenho dito que a educação de Ipatinga será a melhor do Estado e agora quero ir mais longe, quero elevar o nome da nossa cidade a nível nacional. Já demos os primeiros passos, com reconhecimento do Google em evento que tivemos em Brasília, onde nossos alunos e professores foram tomados como referência no país. Agora vamos inovar com o programa da ‘Constituição em Miúdos’. Em parceria com a Câmara, nós vamos levar até a base, que são as escolas, os principais conceitos e o melhor entendimento da Constituição Federal para crianças e adolescentes, em linguagem fácil e acessível. Vivemos um momento onde é imprescindível aos agentes políticos o investimento em Educação, e a Educação Cidadã, especialmente, é uma ferramenta poderosa de transformação social”, enfatizou o prefeito.

O presidente da Câmara, vereador Jadson Heleno, resume o programa em “uma ideia fantástica de levar cidadania para as nossas crianças”. Ele acrescentou: “Acredito que quando passamos a entender quais são os deveres e direitos, e compreender as atribuições de cada um dentro da sociedade, a nação funciona melhor”.

Fonte: PMI

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here