Conselho da Saúde elege novos membros da sociedade civil

Eleição foi realizada na Associação dos Aposentados e Pensionistas na última sexta (Foto: divulgação/ PMT)

O município de Timóteo elegeu os novos membros da sociedade civil que comporão o Conselho Municipal de Saúde (CMS) de Timóteo no último dia seis, em evento realizado na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Timóteo. O encontro foi presidido pela atual presidente do CMS, Maria Petronilha Cardoso Quintão, e contou com a presença do prefeito de Timóteo, Douglas Willkys, presidente da Câmara Municipal, professor Diogo Siqueira, vice-prefeito e secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, José Vespasiano, e secretário de Saúde e Qualidade de Vida, Eduardo Morais.

Na ocasião, foram eleitos 28 representantes dos usuários, 14 trabalhadores da área e 7 prestadores de serviços. Os representantes dos gestores (7) são indicados pelo governo municipal. Os novos conselheiros responderão pelo mandato 2020/2022. “A participação dos usuários juntamente com os trabalhadores e instituições ligados ao setor de saúde é fundamental para a definição das políticas públicas para os setor e a efetivação do Sistema Único de Saúde (SUS)”, frisou a presidente do CMS, Maria Petronilha.

O prefeito de Timóteo dará posse aos novos conselheiros em data a ser definida. “É com muita satisfação que participamos desse processo de renovação do Conselho da Saúde, um órgão que tem sido parceiro constante de nossa administração na implementação das políticas públicas, debatendo, sugerindo e apontando as diretrizes básicas para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde”, salientou Douglas Willkys.  

Durante o evento, foi realizada a leitura e aprovação do Regimento Interno, seguida do relato das principais atuações do órgão. Por sua vez, o secretário de Saúde aproveitou o espaço para mostrar as principais realizações e ações do governo municipal em relação à saúde, com destaque para as ações de prevenção e promoção da Saúde, como os projetos “Tenda da Saúde em seu Bairro” e Academia da Saúde.  

Os novos integrantes participarão nos dias 11, 12 e 13 de dezembro de uma capacitação no Centro Municipal de Educação Integrada (CMEI), na Praça 1º de Maio, Centro Norte, de 8h às 17h. A capacitação técnica será ministrada pela Escola de Saúde Pública de Minas Gerais. A eleição da Mesa Diretora acontecerá na primeira reunião do Conselho Municipal de Saúde no dia 15 de janeiro de 2020, às 8h, na sala 12 do CMEI.