Congresso busca novos estágios de evolução para a Educação em Ipatinga

Município receberá renomados palestrantes em evento programado para os dias 18 e 19 de novembro, cuja abordagem central é a Integração de Diversas Inteligências (Foto: divulgação)

A Prefeitura de Ipatinga informa que nos dias 18 e 19 de novembro irá promover mais um evento de peso voltado para a melhoria do nível da educação na rede municipal de ensino, uma das prioridades do governo atual. O Congresso “Educação em Ipatinga: Integrando as Diversas Inteligências”, que terá lugar no teatro do Centro Cultural da Usiminas e no salão do Ipaminas Esporte Clube, com a presença de renomados palestrantes. Estão confirmadas as presenças dos professores Dr: Clóvis de Barros Filho e Robson Lima, além do responsável por programas da Google Educação Brasil, Fábio Nakano. 

As palestras têm como objetivo proporcionar um novo estágio de evolução aos educadores e demais agentes da comunidade escolar, além de colocar em evidência o novo modelo de educação sintonizado com as novas tendências mundiais e tecnológicas. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, promovem o evento a Google GetEdu e o Sistema de Ensino Aprende Brasil. 

O público-alvo do congresso são os educadores da rede municipal de ensino, mas a proposta é alcançar os demais profissionais da área no Vale do Aço. O acesso é gratuito e as inscrições podem ser feitas no site da prefeitura (www.ipatinga.mg.gov.br). As vagas são limitadas. 

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, o evento também é uma forma de comemorar e homenagear os professores pelo dia dedicado à profissão, que é celebrado no calendário cívico de datas no mês de outubro. 

O prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha, reforça que a atual administração não medirá esforços para continuar fazendo investimentos na educação de Ipatinga, visando tornar as escolas municipais uma referência nacional. “Esse congresso onde serão discutidos temas como Inovação Tecnológica nas Escolas, Inteligência Emocional e outros assuntos de suma importância para melhorar cada vez mais a qualidade do nosso ensino, é uma forma de oportunizar aos nossos educadores mais conhecimento, gerando também maior motivação. Esses incentivos certamente se refletirão na ponta, diretamente em nossos alunos, que terão cada vez mais profissionais capacitados em sala de aula”, disse o chefe do Executivo. 

Abertura

A abertura oficial do evento será realizada às 13h e encerrará 17h do dia 18, no Centro Cultural Usiminas. No momento do credenciamento, os participantes serão recepcionados pelos músicos da banda E. M. Cantar. 

No início da tarde, o primeiro palestrante a se apresentar no congresso será o jornalista e professor livre-docente na área de Ética da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), Dr: Clóvis de Barros Filho. 

De 19h às 21h, a programação segue no Ipaminas Esporte Clube, com o professor Robson Lima, referência em palestra show, especialista em Língua Portuguesa, Literatura, Leitura de Múltiplas Linguagens, Relacionamento Interpessoal e Crítico Literário. Autor de livros didáticos, ele também é Consultor Educacional e Assessor Pedagógico nas áreas de Linguagens e Comunicação, ministrando palestras em todo o território nacional.

Palestras e premiações 

No dia 19 de novembro o encontro será dividido em dois momentos. De 13h às 17h, os inscritos participarão de oficinas ministradas pelos professores da rede municipal e também pelos diretores da da GetEdu (empresa responsável por implantar a plataforma Google For Education nas escolas municipais de Ipatinga), Wellington Maciel, Marcele Aline da Silva. Eles irão trabalhar diversos conteúdos acerca da utilização dos chromebooks. 

À noite, a partir das 18h até às 21h a programação continua com palestras. O responsável por programas de educação no time Google Brasil, com especialidade no setor público, Fábio Nakano, e o consultor educacional da GetEdu, Cezar Augusto, ministrarão conteúdos acerca das inovações tecnológicas em sala de aula.  

No encerramento do evento, a partir das 20h, a Secretaria de Educação, em parceria com a empresa GetEdu, realiza a entrega de certificados e premiação aos professores que se destacaram durante todo este ano com propostas e projetos inovadores e tecnológicos dentro de cada escola. 

“Serão dois dias de suma importância para a educação de Ipatinga. Estamos felizes em poder realizar na nossa cidade um evento de grande porte como este, que irá discutir temas tão relevantes e com a oportunidade de ter contato com palestrantes de destaque a nível nacional”, concluiu a secretária de Educação, Eva Sônia Rodrigues.