Parte do programa ‘Nova Ipatinga’, obra de contenção na esquina das ruas Vanda e Zunia deve ser entregue em 30 dias (Foto: divulgação/ PMI)

Acompanhado de assessores, vereadores da base governista e lideranças da comunidade, o prefeito Nardyello Rocha assinou, na manhã desta segunda-feira (10), a ordem de serviço para abertura de mais uma frente de obras do Programa ‘Nova Ipatinga’. Foi dado o sinal verde para a construção de mais um muro de arrimo em área de risco, desta vez na esquina das ruas Zunia e Vanda, no bairro Bom Jardim. A erosão no terreno, que evoluiu para uma grande cratera, segundo os moradores começou há mais de 20 anos, comprometendo a segurança de muitas famílias nas redondezas. 

Conforme adiantou o secretário-Adjunto de Obras Públicas, Anderson Lage, a conclusão dos trabalhos deve ocorrer em poucos dias. “Estamos calculando uma média de 30 dias para que o serviço seja executado. Entretanto, podemos entregar até antes. Nessa obra de estabilização de encostas, vamos usar o método de construção rip-rap, que além de ser bastante eficaz e seguro, também é muito rápido”, disse. 

“Essa obra tem um significado especial para mim, pois desde 2000, quando disputei a minha primeira eleição, na época para vereador, buscava uma forma de viabilizar a construção deste muro. Agora como prefeito, estamos podendo enfim garantir a segurança dessa população. Essa é uma das marcas desse governo. Estamos trabalhando para resolver problemas históricos da cidade. Isso está acontecendo primeiramente por favor de Deus e, é importante citar também, é graças a termos vereadores comprometidos com a cidade, que aprovaram o programa ‘Nova Ipatinga’”, mencionou o prefeito Nardyello Rocha em fala aos beneficiados.

Residente na região do bairro Bom Jardim há 22 anos, Adinaldo Vieira Lima reconheceu a importância da ação. “Por conta desse buraco, nós temos de descer lá para a avenida para poder pegar o ônibus. Agora, não vamos precisar mais. Fora isso, tem outra questão mais séria. A cada chuva, a insegurança aumentava pra quem mora embaixo. O medo era de o barranco cair em cima da casa”, comentou.  

Pacote de obras

Como outras frentes de serviços já em curso ou que serão iniciadas em breve, os recursos para a obra do muro de arrimo entre as ruas Vania e Zunia são provenientes do Finisa – Programa de Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento -, tendo sido captados pela atual gestão do município em condições especiais, junto à Caixa Econômica Federal. São R$ 73 milhões separados exclusivamente para a execução do programa ‘Nova Ipatinga’, que além de dezenas muros de arrimo em áreas de risco contempla 60 km de asfalto em cerca de 100 vias públicas e, ainda, a construção de três Unidades Básicas de Saúde (Vila Formosa, Jardim Panorama e Parque das Águas), entre várias outras ações. 

próximo artigoAgendada para março audiência conciliatória entre Prefeitura e Copasa em Fabriciano
Artigo seguinteCampanha de vacinação contra o sarampo é realizada em todo o país