Atividade integra programação anual de prevenção e envolve agentes públicos e privados de Plano de Auxílio Mútuo em situações de risco na região.

A Aperam South America realiza nesta quarta-feira (19/12), às 13h30, simulado de segurança na usina em  Timóteo. As atividades ocorrem de forma restrita e controlada na Planta de Regeneração de HCL (ácido clorídrico), em área interna da usina e sem utilização de substâncias químicas que possam gerar algum risco à comunidade, meio ambiente ou mesmo às equipes no local.

A rotina de operação da usina segue seu ritmo normal. As atividades do simulado, que
devem durar cerca de duas horas, também não afetam a vizinhança da usina. Além das principais ações emergenciais, o simulado reforça as práticas de cooperação em segurança entre agentes públicos e grandes empresas da região, que participam do chamado Plano de Auxílio Mútuo (PAM).

“O simulado é a principal forma de treinamento que nos ajuda a testar e aprimorar as práticas mediante cenários de emergências ambientais e de segurança e saúde do trabalho, possibilitando intervenções rápidas e eficazes de modo a preservar a integridade física das pessoas, as instalações da empresa e a qualidade ambiental”, explica Paulo Novaes, diretor de Produção do Circuito a Frio da Aperam South America. Além do PAM, a Aperam South America desenvolve programação própria relacionada a gestão de risco e prevenção de situações críticas em saúde, segurança do trabalho e meio ambiente. Todos os empregados e terceirizados recebem ao longo do ano treinamentos específicos voltados a saúde e segurança. Sensores em equipamentos e sistemas automatizados nos processos produtivos também proveem informações e alertas para tomada de decisão sobre medidas preventivas de segurança e atuação rápida das equipes.

O simulado integra a programação do PAM, que anualmente realiza atividades similares com grandes organizações da região. Por meio desse Plano de Auxílio Mútuo, empresas, autoridades, instituições civis e militares se unem para compor uma força tarefa preventiva e emergencial que estimula as melhores práticas e é capaz de prestar atendimento rápido e adequado a qualquer incidente que venha acontecer. O simulado na Aperam conta com a participação do Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil, Samu, equipes e técnicos da própria Aperam, Usiminas, Cenibra, Vale, Emalto e Socicam.

Sobre a Aperam South America –

A Aperam South America é uma produtora integrada de aços planos inoxidáveis, elétricos e carbonos especiais. A partir de uma gestão baseada nos valores liderança, inovação e agilidade, consolida-se como líder no mercado brasileiro em seu segmento. Sua planta
industrial, localizada em Timóteo-MG, possui capacidade produtiva total de 900 mil toneladas de aço líquido por ano. Em sua trajetória de mais de 70 anos, a empresa possui amplo portfólio destinado a segmentos como automotivo, construção civil, energia, transportes, linha branca, utilidades domésticas e saúde. Desde 2011, integra o Grupo Aperam composto de outras cinco plantas industriais na França e na Bélgica cuja capacidade instalada alcança 2,5 milhões de toneladas de placas de aço por ano.

Fonte: Aperam

próximo artigoSampaoli cita Pelé e Neymar e diz que Santos precisa jogar no ataque
Artigo seguinteAl Ain surpreende, bate o River nos pênaltis e vai à final do Mundial