Aperam apresenta caminhão betoneira ultraleve produzido com aço inoxidável

(Foto: divulgação/ Aperam)

O caminhão betoneira é uma das principais máquinas da construção civil e está presente na maioria dos canteiros de obras. Para garantir maior eficiência nas viagens, reduzir o peso total do veículo e aumentar a quantidade de concreto dentro do balão, a Aperam South America, produtora integrada de aços inoxidáveis, elétricos e carbono, desenvolveu o ENDUR, aço de alta resistência que permite a construção de estruturas mais leves e com um ganho de vida útil até três vezes maior do que as gerações anteriores de aço inox.

O ENDUR é uma liga de baixo teor de carbono, com adições de cromo e níquel, e possui aplicação destacada em ambientes que combinam abrasão e corrosão, além de evitar o desgaste que gera a perda de espessura acelerada dos aços comuns. “O emprego desse material traz diversos benefícios para o mercado, principalmente relacionado ao aumento da vida útil dos equipamentos, a redução de custos, de tempo de manutenção e de preservação da espessura. E o melhor, foi totalmente desenvolvido no Brasil, em nossa planta em Timóteo/MG”, explica Frederico Ayres Lima, presidente da Aperam.

Benefícios do aço ENDUR

A nova tecnologia será lançada na Concrete Show South America, que acontece em São Paulo-SP, entre 14 e 16 de agosto, com aplicação inédita nos caminhões betoneira. “Para colocar esse projeto inovador no mercado, a Aperam é parceira da Convicta, uma das maiores fabricantes do balão da betoneira do Brasil, e da Volkswagen, fabricante de caminhões. Juntos, criamos uma betoneira mais leve, eficiente e com maior durabilidade. Os números mostram os diversos benefícios do ENDUR”, destaca o presidente.

Inicialmente, foram substituídas as chapas helicoidais internas, que auxiliam na mistura e no despejo do concreto. Depois foi identificado que o balão também sofria com o desgaste. O resultado foi o aumento da vida útil em três vezes.  Atualmente, as betoneiras são feitas de aço carbono e duram, em média, 4 anos. Nesse período ela transporta cerca de 24.000m3 de concreto. Já com a substituição do balão e das chapas pelo Endur a durabilidade será de cerca de 7 anos, com transportação de quase 50.000m3.

Além de trazer longevidade ao equipamento, a solução reduz consideravelmente o peso total do caminhão. Quando produzida com o Endur, a espessura do balão diminui de 4,75mm para 3,5mm, resultando em 1.1 tonelada a menos. O caminhão também tem o peso reduzido em 1.3 toneladas. São 2.4 toneladas a menos, o que significa 1ma mais de concreto e eficiência 14% maior em cada viagem.

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