“Dê espaço ao respeito!” Este é o nome de uma nova campanha educativa desenvolvida pelo Departamento de Trânsito da Prefeitura de Ipatinga. E, para impulsioná-la, agentes estão nas ruas desde meados de abril deste ano, após passarem por um intenso treinamento. Em suas abordagens, são comuns os questionamentos sobre a natureza das ações inerentes à função, autoridade e registro de infrações nas vias. Muitas pessoas só enxergam o profissional como um aplicador de multas. Porém, seu trabalho vai muito além.

O agente de trânsito é o profissional que fiscaliza o tráfego de veículos, a fim de evitar acidentes e engarrafamentos nas vias das cidades. Além disso, é responsável por orientar os pedestres. Eles mantêm a ordem, emitem notificações e também participam de ações educativas visando conscientizar os usuários.

“O que queremos com essa campanha é valorizar o trabalho dos agentes e conscientizar a sociedade sobre a importância de cada um deles, mostrando que é possível termos um trânsito mais organizado. Os profissionais foram contratados para garantir que as pessoas respeitem as regras e os regulamentos do Código de Trânsito Brasileiro”, disse o diretor do Departamento de Trânsito da Sesuma, Tayrone Andrade.

Durante a campanha, que não tem data para terminar, os agentes irão aplicar advertências (sem penalidade) aos infratores. Aquele usuário que for pego em algum deslize recebe um aviso indicando a sua falta. “Esta advertência é educativa e não gera multa, mas é bom que o motorista fique atento, porque por enquanto é apenas um lembrete. Adiante, pode haver multa”, esclareceu Tayrone.

Entre as infrações previstas em lei e que inicialmente serão alvo de advertência, estão: dirigir utilizando o celular; não usar o cinto de segurança; deixar de dar preferência ao pedestre; parar ou estacionar em local proibido, esquinas, em vagas reservadas a portador de necessidades especiais e idoso; desobedecer às ordens da autoridade de trânsito.

Atribuições

Entre as funções dos agentes estão: a retirada de qualquer elemento que prejudique a visibilidade ou que possa gerar transtornos à sinalização viária; providenciar a sinalização de emergência ou medidas de reorientação do trânsito em casos de acidentes, alagamentos e modificações temporárias da circulação.

Em Ipatinga, é muito comum os agentes serem vistos em locais onde são executadas obras no município, isto para garantir a fluidez do tráfego. “Todos os dias, pela manhã, nos reunimos e preparamos uma logística para atuar nas ruas”, relata o agente Adriano Isaías Almeida.

Fonte: PMI

próximo artigoO retorno dos vírus devoradores de bactérias
Artigo seguinteJuiz avisa governo sobre ameaça de Adélio contra Bolsonaro e Temer