Ações para eliminar filas de espera são intensificadas em Ipatinga

(Foto: divulgação)

A Secretaria de Saúde de Ipatinga vem trabalhando intensivamente, desde o começo de 2019, para reduzir as filas de espera de exames de imagens. No início do ano foi realizado um novo processo licitatório para exames de tomografia computadorizada, visando ampliar a oferta que era de apenas 130 procedimentos por mês. Assim é que, desde abril, quando foi concluída a licitação, são disponibilizadas 220 vagas por mês para as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. 

Anteriormente, o paciente que precisava realizar um exame de tomografia tinha que dar entrada no Serviço de Autorização Médica (SAM) e esperar por anos pelo agendamento. A fila de espera tinha mais de 1.200 pacientes e alguns aguardavam por esses exames desde 2014.

“Hoje, a fila está praticamente zerada. Temos apenas alguns pacientes com os quais não conseguimos fazer contato por telefone para avisar sobre o agendamento. Esses casos estão sendo direcionados para que os profissionais das Unidades Básicas de Saúde tentem localizá-los”, explica o diretor de Regulação da Secretaria de Saúde, Rui Pereira. 

Com essa mudança, os exames são agendados pela própria Unidade de Saúde e realizados no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM). O objetivo é zerar toda a fila de espera para exames de tomografias computadorizadas até o início do próximo ano.

Ressonância Magnética e Raios-X

Em relação aos exames de Ressonância Magnética e Raios-X, as notícias são ainda melhores. Desde fevereiro deste ano, a oferta de exames de ressonância magnética e raios-X foi ampliada na rede pública de saúde. O resultado é que atualmente não há filas de espera.

Pacientes que precisam realizar exames de ressonância magnética devem dar entrada no Serviço de Autorização Médica (SAM), na rua Ocara, n° 20, bairro Iguaçu. Normalmente, na semana seguinte já recebem a autorização para agendar o exame no Hospital Márcio Cunha. 

Quanto aos exames de raios-X, no início do ano foi identificado que chegava a aproximadamente 9 mil o número de pedidos acumulados. Desde então, a Secretaria de Saúde tem ampliado a oferta desses exames para reduzir o tempo de espera dos pacientes. 

“Apesar da gravidade da situação, avançamos muito no atendimento da demanda. A Secretaria de Saúde fez um levantamento recente e identificou que hoje temos aproximadamente 450 exames de raios-X na fila de espera. E esses pacientes serão agendados durante o mês de dezembro. O objetivo é encerrar o ano sem filas de espera para radiografias. A partir da segunda quinzena de dezembro, os pacientes já deverão sair da Unidade Básica de Saúde com o exame agendado para a semana seguinte na Policlínica Municipal”, projeta o prefeito de Ipatinga, Nardyello Rocha.