(Foto: divulgação/PMI)

Em atenção à saúde da mulher e dos bebês do município, a Prefeitura de Ipatinga promove em caráter inédito, ainda no mês de agosto, em obediência à Lei 3.902, de 27/12/2018, a 1ª Semana da Gestante, do Bebê e da Parturiente (mulheres que se encontram em trabalho de parto). A iniciativa tem por objetivo informar às mulheres, principalmente as que estão grávidas, sobre os seus direitos e a importância de buscarem um atendimento de qualidade já no pré-natal. “Esta é outra ação que reforça o compromisso de construirmos juntos uma saúde pública mais acolhedora, ágil e resolutiva nos modos de gerir e cuidar dos usuários do SUS. É prioridade dessa Administração a humanização do atendimento na Saúde”, explica o prefeito Nardyello Rocha.

Atualmente, 1.015 gestantes são assistidas pelos profissionais nas Unidades Básicas do município. Segundo a secretária de Saúde de Ipatinga, Érica Dias, “nossos profissionais têm trabalhado para assegurar uma assistência integral à mulher e ao bebê, desde o início da gravidez até a fase do puerpério, período que se estende de 45 a 60 dias após o parto. Tudo isso visando proteger a vida, atuando para diminuir o índice de mortalidade materno-infantil e aumentar a melhoria da qualidade de vida de crianças de zero a seis anos de idade”.  

Além das atividades promovidas em todas as Unidades de Saúde de Ipatinga, como a oferta de pré-natal, consultas com médicos e enfermeiros, exames, Teste do Pezinho, avaliação de crescimento e desenvolvimento da criança, a Semana pretende levar muita orientação para as participantes. Na próxima terça-feira (6), a partir das 14 horas, 150 gestantes participarão de duas palestras com o tema “Cuidados gerais na gestação” e “Direitos da gestante”, no auditório do Hospital Municipal Eliane Martins. As ministrações estarão a cargo de profissionais da área da Saúde e da Assistência Social. 

As grávidas interessadas em participar desta ação deverão procurar a Unidade de Saúde de sua referência. O evento é gratuito. 

As grávidas que realizam na rede pública o pré-natal na rede pública de Saúde poderão participar da I Semana da gestante, do Bebê e da Parturiente (Foto: divulgação/ PMI)

Já nos dias 09, 14, 23 e 30 de agosto, as grávidas do município poderão participar de um momento de visitação à maternidade da unidade I do Hospital Márcio Cunha, no bairro das Águas.

Segundo a Referência Técnica de Enfermagem do Departamento de Atenção Básica da PMI, Fabiana Figueiredo, “esta será uma oportunidade das gestantes conhecerem as salas de acolhimento e de preparo que elas freqüentarão nos momentos que antecedem o parto”.

“Cada gestação é uma experiência única para a mulher. Quando podemos oportunizar à gestante esse conhecimento sobre o local do nascimento do seu bebê, os profissionais que a receberão e os seus direitos, nós asseguramos um atendimento humanizado, bem feito, dando, especialmente, nesse momento único, mais segurança, mais conforto”, detalha. 

“Nós sabemos que a mortalidade materno-infantil oferece risco quando há falta de orientação e acompanhamento. No momento que a gestante aprende sobre quando procurar o serviço de urgência, que medicamentos pode usar durante sua gravidez, os mitos e verdades sobre aleitamento materno, as grávidas passam a ter mais segurança e junto com o bebê têm também mais qualidade de vida”, finaliza. 

Para participar da visita acompanhada na Maternidade do Hospital Márcio Cunha (HMC), as gestantes da rede pública de saúde devem ligar para o Departamento de Atenção Básica da Prefeitura de Ipatinga, no telefone 3829-8010.  

A ação é uma parceria entre as Secretarias Municipais de Saúde, Assistência Social e de Educação da Prefeitura de Ipatinga.

próximo artigoTeste portátil para a quimioterapia facilitará tratamento personalizado
Artigo seguinteDireto do CT: Corinthians se reapresenta e visa jogo contra o Goiás