Parlamentares debaterão temas como os caminhos para a ascensão do Brasil à OCDE. Evento é aberto e será das 9h às 19h, no auditório Nereu Ramos, na Câmara (Foto: divulgação/ Câmara dos Deputados)

Parlamentares debaterão nesta quinta-feira (21) a atual política externa brasileira e novas estratégias para inserir o Brasil no comércio internacional. A Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN) da Câmara dos Deputados realizará o Seminário Internacional Novos Anseios da Política Externa Brasileira: Renovar para Avançar. O evento será das 9h às 19h, no auditório Nereu Ramos.

Um dos objetivos do seminário é discutir o novo ciclo político inaugurado em 2019 e suas diretrizes no que diz respeito ao comércio exterior. Entre outros temas, o seminário debaterá os caminhos para a ascensão do Brasil à Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). O pedido de acesso à OCDE foi feito pelo Brasil em março de 2017. Para a indústria, por exemplo, o ingresso na organização vai acelerar o processo de reformas estruturais e aperfeiçoar a qualidade regulatória do Brasil. 

O presidente da CREDN, deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), afirma que a expectativa é que o Brasil consiga se inserir na OCDE, a fim de atrair bons investimentos internacionais.

“Espero que o Brasil cumpra os requisitos. As tratativas são feitas por parte do governo para que o Brasil entre neste seleto grupo, a fim de assumir uma posição entre os chamados países ricos. Ao entrar na OCDE, o Brasil ganha um selo de qualidade para receber investimentos internacionais. No entanto, precisamos atender alguns requisitos com relação à transparência, combate à corrupção e alguns outros tipos de controle”, reforçou o presidente da comissão.

O seminário também contará com mesas dedicadas a discutir as relações do Brasil com os Estados Unidos, com Israel e com a China. Os parlamentares discutirão ainda possíveis cooperações entre o Brasil e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), além de negociações comerciais do Mercosul.

Eduardo Bolsonaro acredita que as discussões sobre liberalismo comercial e econômico vão ajudar os parlamentares e a sociedade a compreenderem os rumos que o Brasil tem tomado.

“O seminário é importante porque vai dar diretrizes sobre para onde o Brasil deve ir internacionalmente. Há uma mesa que fala especificamente sobre China. Vão ter convidados de Israel, que, certamente, tocarão na polêmica da mudança da Embaixada de Tel Aviv para Jerusalém. Há ainda a parte comercial, que contará com a presença do secretário de Comércio Internacional do Ministério da Economia, Marcos Troyro, que foi um dos responsáveis pelo acordo Mercosul e União Europeia”, enumerou o parlamentar.

O seminário conta com presenças confirmadas do presidente do Brasil, Jair Bolsonaro; o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ); e o Ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo. Representante da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Robert Dresen confirmou presença e falará sobre as relações de cooperação do Brasil com a instituição.

O seminário é aberto. Interessados devem se inscrever no site da Câmara.

próximo artigoIII Seminário Integrado de Cultura, Esporte e Turismo é realizado em Belo Oriente
Artigo seguinteQueda de barreira impede tráfego entre GV e Guanhães