Abertas as inscrições para o seminário internacional sobre cuidados com idosos

Entre outros temas, será discutida a criação de um sistema de cuidados (Foto: Hongqi Zhang/Depositphotos)

Estão abertas as inscrições para o Seminário Internacional sobre Sistemas de Cuidados para Pessoas Idosas, que a Câmara dos Deputados realizará no dia 22 de outubro de 2019, das 8h às 19h, no auditório Nereu Ramos.  As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas até o dia da realização do evento, por meio do preenchimento do formulário de inscrição.

O seminário é promovido pela Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e terá três eixos temáticos: perspectiva e desafios para criação e implementação de um sistema de cuidados para a pessoa idosa no Brasil; experiências internacionais exitosas na criação e implementação de políticas de cuidado; e iniciativas governamentais e legislativas para a criação de um sistema de cuidados.

Envelhecimento acelerado
No Brasil, o processo de transição demográfica e o envelhecimento populacional caminham em ritmo acelerado e exigem o desenvolvimento de variadas políticas públicas para acolher as demandas e necessidades das pessoas com mais de 70 anos, que, segundo projeções do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), serão 25% da população em 2050.

Entre os idosos, o grupo de pessoas com 75 anos ou mais tem crescido de maneira mais expressiva. Este fenômeno impõe o enfrentamento de novos riscos sociais, em especial o do aumento da dependência para o exercício de atividades da vida diária.

Com informações da Agência Câmara Notícias