Alas pediátricas do HMC receberão visitas de médicos palhaços ao longo do ano (Foto: Rodrigo Zeferino)

A partir deste mês, pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde no Hospital Márcio Cunha, administrado pela Fundação São Francisco Xavier, contam com o atendimento de médicos especializados em colocar o riso a serviço da vida, são os palhaços do Instituto HAHAHA. As visitas besteirológicas acontecerão duas vezes por semana durante sete meses e contemplarão crianças nas alas pediátricas do Hospital Márcio Cunha, como Pronto Socorro Infantil, UTI Neonatal e Pediátrica, Internação e Oncologia Pediátrica. 


Ipatinga é a primeira cidade do interior de Minas Gerais a receber a Residência Artística dos profissionais do HAHAHA. O projeto conta com o patrocínio da Usiminas e Drogaria Araújo por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, além do apoio do Instituto Cultural Usiminas. O principal objetivo com as visitas dos palhaços do Instituto HAHAHA às crianças no HMC é levar saúde aos pequenos por meio do riso, provocar reflexões e humanizar ainda mais as relações e o olhar mais amplo no ambiente hospitalar.

As intervenções realizadas pelo Instituto promovem um tratamento especializado baseado no riso, contribuindo para a liberação de hormônios que geram prazer e bem-estar.  “Todos que chegam ao hospital é porque estão passando por algum problema e, na maioria das vezes estão fragilizados. Por isso, esse trabalho faz toda a diferença tanto para as crianças quanto para os seus acompanhantes. A Fundação tem o foco na humanização dos atendimentos e, cada vez mais tem investido em boas práticas para promover o contentamento e satisfação dos pacientes em suas unidades”, ressalta o Diretor-Presidente da Fundação São Francisco Xavier, Dr. Salomão Maciel Dias Ferreira.

Segundo a enfermeira supervisora da ala materno-infantil do HMC, Giovanna Alves Fialho Costa Lima, após a visita dos palhaços, as crianças internadas ficam mais alegres. “É muito bom contar com esses profissionais para promover ações de interação com as crianças e adolescentes. Percebemos que eles ficam mais à vontade com o ambiente do hospital, apresentam sinais de melhora, alimentam-se melhor e até aceitam mais os exames e procedimentos médicos”, concluiu Giovanna.

SOBRE O INSTITUTO

O Instituto HAHAHA atua principalmente em intervenções artísticas em hospitais de Belo Horizonte. Durante todo o ano, as unidades que mantêm vínculo com o projeto recebem semanalmente duas visitas de uma dupla de palhaços. Atualmente a instituição atende cinco hospitais da capital e desde a sua fundação em 2012, mais de meio milhão de pessoas tiveram a 

experiência da alegria com os palhaços profissionais. O trabalho que é focado na criança e no adolescente, atinge enfermeiras, médicos, administração, pais, visitantes e toda a comunidade hospitalar. 

próximo artigoA sete dias da estreia, Galo continua pré-temporada
Artigo seguinteLevantamento consolidado aponta redução de focos de dengue em 2019, em Timóteo