Ação Educativa promove oficina de adereços para Presépio Coletivo

Pela segunda vez, Leo Plio ensina a fazer adereços como material reciclável no Arte em Família. Em 2018, a matéria-prima foi o papel e, este ano, as caixas tetra pak (Foto: divulgação)

Toda a comunidade é convidada a participar de mais uma etapa do Presépio Coletivo, que será realizada no dia 30 de novembro (sábado), na última edição do Arte em Família de 2019. O encontro será às 15h, no Centro Cultural Usiminas. Conduzida pelo artista plástico Leo Piló, curador do Presépio Coletivo, a iniciativa da Usiminas e do Instituto Usiminas une arte e sustentabilidade com a montagem de um presépio em tamanho real a partir da reutilização de caixas cartonadas.

Nesta edição do Arte em Família, os participantes vão ajudar a produzir os adereços que vão complementar o cenário do Presépio Coletivo, confeccionado integralmente com embalagens cartonadas longa vida, as populares caixas de leite e suco. O Arte em Família integra a programação da Ação Educativa, que conta com patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Pronac 183774).

Cada participante precisa levar três caixas longa vida para a confecção do adereço durante a oficina. É importante que as caixas estejam lavadas para facilitar a produção. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone (31) 3822-2215.

O coordenador de projetos do Instituto Usiminas, Pedro Melo, convida a comunidade a participar de mais essa ação. “Inspirados no clima natalino e na sustentabilidade contamos com a colaboração de todos em mais esta etapa”, reforça Pedro Melo.

Presépio sustentável

A confecção do Presépio Coletivo envolve toda a comunidade desde outubro, quando vários artistas do Vale do Aço iniciaram a produção de peças principais do presépio, utilizando caixas doadas pela comunidade. Cerca de 5 mil caixas serão utilizadas no Presépio Coletivo, que será inaugurado no dia 17 de dezembro, às 19h, no Centro Cultural Usiminas. O evento é gratuito e aberto ao público.

SERVIÇO

Arte em Família – Ação Educativa

Oficina de adereços de natal para Presépio Coletivo – Leo Piló (MG)

30/11 (sábado), 15h, no Centro Cultural Usiminas

Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa pelo telefone (31) 3822-2215.