“Leitores Inoxidáveis” reúne para evento hoje, em Timóteo

(Foto: divulgação)

O clube de leitura Leitores Inoxidáveis tem um encontro marcado para hoje (21), às 14h, no hotel Dom Henrique. Romeu & Julieta dá nome ao evento, “que é uma declaração de amor à obra de William Shakespeare”, comenta Andréia Maia Magalhães, uma das organizadoras da sessão literária.

Segundo ela, o poeta, ator inglês considerado o maior escritor da Inglaterra e o mais importante dramaturgo do mundo, terá sua obra relacionada à obra de outro importante poeta, romancista e dramaturgo castelhano, Miguel de Cervantes Saavedra, que também se destaca como um dos mais influentes escritores do mundo.

A iniciativa tem como propósito motivar os apaixonados por livros a compartilhar as experiências sobre obras literárias.

Andréia observa alguns pontos que serão matéria-prima das reflexões sobre Shakespeare e Cervantes. “Na obra de Shakespeare, prevaleceram os textos dedicados ao teatro adaptados da tragédia grega. Cervantes se projetou como romancista moderno. Os dois abraçaram gêneros com mais de dois mil anos, teatro e romance”.

Andréia comenta que outra abordagem estará ligada ao fato de o trabalho de Shakespeare ter tornado a literatura mais acessível para as massas por meio do teatro. “Ler um livro é menos cômodo do que assistir a  um espetáculo teatral, o que acaba colaborando para que o dramaturgo seja mais conhecido e admirado em relação ao escritor do romance”, compara.