O avanço da sífilis e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), como a Aids é o motivo da campanha de carnaval nas unidades básicas de saúde de Coronel Fabriciano. Por isso, todo o trabalho de conscientização tem como tema a prevenção combinada por meio do uso do preservativo, a camisinha, e outros meios de prevenção como o uso do gel lubrificante durante as relações sexuais, os testes rápidos, a vacina e a disponibilização do tratamento rápido em casos de exposição de risco.

A testagem rápida garante o resultado em no máximo 30 minutos e é oferecida em toda a rede de saúde.

A Gerente de Atenção Especializada da Secretaria de Governança da Saúde, Danielle Miranda, esclarece que o objetivo este ano, segundo as orientações do Ministério da Saúde, é ampliar a prevenção e deixar claro que toda a população precisa se preocupar, não somente os foliões. “Estamos oferecendo aos usuários das unidades de saúde a oportunidade do teste rápido em horários diferenciados para que todos possam se prevenir. Não podemos mais falar somente da AIDS, mas de todas essas doenças que atingem nossa população”, disse.

Todas a unidades de saúde receberam material de divulgação, como panfletos e folders. Haverá distribuição de preservativos e blitzen educativas. O município também vai disponibilizar testes rápidos no Corujão da Saúde do Bairro Santa Cruz, dias 11, 13, 17, 18 e 20, das 16h às 22h. O Programa Mexa-se também entrou no clima da campanha e convocou a comunidade para um aulão em clima de folia na Praça da Estação. Todos irão fantasiados para pular, dançar, se divertir e, claro, conscientizar. O aulão do Mexa-se será dia 20, quinta-feira, das 18h às 19h.

próximo artigoIpatinga define calendário para o pagamento de impostos e taxas em 2020
Artigo seguinteSENAI prorroga inscrições para cursos técnicos presenciais e semipresenciais