Campanha contra o Sarampo começa nesta segunda-feira em Ipatinga

Começa na segunda-feira (10), em Ipatinga, a Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo. Devem ser vacinados crianças e jovens, de cinco aos 19 anos de idade, que não tenham tomado qualquer dose ou que tenham recebido apenas uma dose. A vacina é indicada também para quem não disponha de comprovação do esquema vacinal completo. A imunização está disponível em todas as salas de vacinas do município. A campanha vai até 13 de março,./

A transmissão do sarampo ocorre a partir de gotículas de doentes ao espirrar, tossir, falar ou respirar próximo de pessoas sem imunidade contra o vírus.

Segundo a Secretaria de Saúde do município, cerca de 58 mil pessoas fazem parte do público-alvo da campanha. “Essas pessoas, da faixa etária de 5 a 19 anos, devem procurar o serviço de saúde caso não tenham certeza de estarem imunizadas”, explica Mara Fernanda Andrade, diretora do Departamento de Vigilância em Saúde.

Dia D

A ação é complementar às campanhas anteriores, que contemplaram outras faixas etárias, visando agora alcançar quem nunca tomou a vacina ou está com o esquema de imunização incompleto.

Esta primeira fase da campanha se prolonga até o dia 13 de março, mas no dia 15 de fevereiro (sábado) haverá o Dia D. As unidades de saúde do município, com exceção do Vila Formosa e Planalto, funcionarão de 7h30 às 16h30.

A segunda fase da campanha começa no segundo semestre e terá como foco pessoas de 30 a 59 anos.