Aperam inicia processo de seleção de mantenedores para o Hospital Vital Brazil

A Aperam informou na tarde desta segunda-feira (03) que criou um grupo multifuncional para buscar uma nova mantenedora para o Hospital Vital Brazil. No dia 9 de janeiro, a Sociedade Beneficente São Camilo avisou a empresa de que não há interesse na renovação do contrato de comodato da sede do Hospital Vital Brazil, em Timóteo. Gestores da Aperam e da Fundação Aperam Acesita, que compõem o grupo, estão comprometidos na busca de um novo parceiro que atenda de forma geral os interesses da empresa, dos empregados e da comunidade. 

“Temos um levantamento de entidades, com reconhecimento por sua excelência na área de saúde, e estamos analisando as que apresentaram interesse em assumir a gestão do hospital. É importante ressaltar que a qualidade e a excelência dos serviços oferecidos é um critério primordial para a Aperam na escolha da nova mantenedora”, garante Luiz Otávio Torres Procópio, diretor de Recursos Humanos da Aperam e líder do grupo criado.

A empresa não tem o conhecimento das razões que motivaram a não renovação do contrato de comodato, uma vez que não faz parte do conselho administrativo do hospital. Contudo, a Sociedade Beneficente São Camilo já informou que manterá o atendimento da população até o fim do contrato, que se encerra em setembro deste ano.

“A responsabilidade social é um dos principais valores da Aperam e nós vamos dedicar todos os esforços para minimizar os impactos da mudança de mantenedora para a comunidade, para os empregados e para a empresa. Nos 27 anos de parceria com a Sociedade Beneficente São Camilo, nossa relação sempre foi pautada no respeito, profissionalismo e transparência e a agradecemos pelo serviço prestado”, afirma o diretor.

Histórico sobre o Hospital

O Hospital Acesita foi fundado em 1952, sob a administração da então Acesita, para atender a comunidade de Timóteo e cidades próximas (Antônio Dias, Marliéria, Jaguaraçu, Córrego Novo, São José do Goiabal, Dionísio etc.). Iniciativa que visava estimular a fixação dos empregados na cidade e como um hospital geral.

A gestão de funcionamento do Hospital Acesita era de responsabilidade da empresa até o ano de 1992, quando foi firmado o contrato de comodato com a Sociedade Beneficente São Camilo para administração e operação do hospital. A entidade foi renomeada como “Hospital Maternidade Vital Brazil”.

Como condição, a Aperam South America solicitou à Sociedade Beneficente São Camilo, a obtenção da Certificação ONA, que avalia e certifica a qualidade dos serviços de saúde.

O contrato de cessão de comodato foi renovado 4 vezes e o atual prazo de cessão é até setembro de 2020, poderia ser renovado por mais 10 anos, condicionado ao nível de certificação ONA Nível 3, que foi concedido em 2019.